Com população maior, Conquista gasta menos em iluminação pública do que Ilhéus


Segundo matéria do Blog do Gusmão, enquanto o município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, no ano de 2012 gastou cerca de R$ 800 mil com iluminação pública, e em 2013, a projeção de custo atinge um milhão e duzentos mil, em Ilhéus, apesar de possuir população notadamente menor do que a de Conquista, segundo o IBGE, os gastos serão superiores por aqui.

De acordo com o site, a gestão do prefeito conquistense, Guilherme Menezes (PT), não optou pela terceirização do serviço. Seis eletricistas, seis motoristas e seis ajudantes (todos servidores municipais) fazem a reposição das lâmpadas e equipamentos. A secretaria de serviços públicos disponibiliza quatro veículos para as equipes, sendo duas caminhonetes e dois caminhões.

Já em Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro optou pela terceirização do serviço.

De acordo com o Blog do Gusmão, a Engelux, empresa que venceu o processo licitatório, vai receber, anualmente, cerca de um milhão e setecentos mil reais.

O valor representa 700 mil reais acima do que Vitória da Conquista gastou no ano passado, e 500 mil acima do que pode gastar esse ano.

Vale ressaltar que, ainda segundo o site, Ilhéus possui cerca de 13 mil postes a menos do que em Conquista.