Ilhéus: Médico denuncia falta de condições de trabalho ao Ministério Público Federal


médico

Não é de agora e nem tem a ver com a greve dos servidores. São dez meses de total caos na saúde de Ilhéus. Nem no governo desastrado do prefeito Newton Lima, se viu tanto descaso com a saúde do ilheense. O acesso da população está totalmente atingido pela inoperância do governo.

exclusivoO Blog Agravo teve acesso a uma denúncia feita ao MPF sobre a atual situação que se encontra o setor no município.

Dessa vez não foi um paciente, mas sim um médico do programa de valorização do profissional da atenção básica, intitulado PROVAB, que presta serviço no bairro Teotônio Vilela.

Na denúncia, o profissional acusa a Secretaria de Saúde do Município de não seguir as diretrizes do Ministério da Saúde no que se refere ao desenvolvimento de uma política de saúde.

Segundo o médico, ele está trabalhando sem qualquer aparato para colocar em funcionamento o PSF (Programa de saúde familiar), sem material cirúrgico e demais equipamentos que devem existir em um posto de atendimento médico.

E continua afirmando que está restrito a orientar os pacientes e solicitar exames laboratoriais. Lembrou o médico que não contam sequer com receituários próprios, embora já solicitados inúmeras vezes. De igual forma os pedidos de USG – TVG (ultra sonografia transvarginal), colpocitologia oncológica, densitometria óssea, mamofrafia , todos já requisitados desde o mês de março e que ainda não foram providenciados por culpa exclusiva da Secretaria Municipal de Saúde.

“Como fazer uma medicina preventiva sem a participação da gestão municipal, sem que essa aplique o repasse federal de forma adequada e responsável, num verdadeiro sinal de descaso municipal com a saúde pública? Os repasses de verbas Federais forma depositadas em conta da Secretaria de Saúde e, no entanto os postos de saúde permanecem sem materiais básicos para atendimento”, salientou o médico na denuncia entregue ao MPF.

Com o testemunho de pacientes e médicos, um relato, no mínimo revoltante, chama atenção. Um assessor do Prefeito afirmou que o PSF gera prejuízo financeiro para os cofres municipais.

Além do MPF, a denúncia será protocolada nessa sexta-feira na Polícia Federal e encaminhada à Controladoria Geral da União, além do ministério da saúde.

Com este quadro, Ilhéus pode perder o convênio do programa de valorização do profissional da atenção básica (PROVAB).

*O denunciante pediu para seu nome fosse preservado.