Lixo de Ilhéus : Vereador Lukas Paiva questiona contratação da EWA e tempo dos contratos das empresas sem licitação.


lukas

Lukas Paiva questiona contratação da EWA

O vereador Lukas Paiva (PMN) levantou questionamentos no plenário da câmara nesta terça-feira (8),  sobre a contratação da empresa EWA, que faz a coleta de resíduos sólidos na zona sul, por Intermédio de dispensa de licitação, baseada no decreto emergencial assinado pelo prefeito em janeiro de 2013“Como pode a prefeitura manter o contrato com a EWA Engenharia Ambiental ? Uma empresa que foi desclassificada na licitação, modo concorrência pública , para coleta de resíduos sólidos, pelo próprio setor de licitação da prefeitura em agosto desse ano.”

Em maio desse ano, alguns meios de comunicação denunciaram que a EWA tinha somente 10 meses de vida, com data abertura em 26/07/2012.

Para o vereador Lukas Paiva, o governo trouxe uma empresa “amiga” que só está trabalhando em Ilhéus graças ao decreto emergencial assinada pelo prefeito Jabes Ribeiro, que garantiu a entrada da novata e um contrato generoso de R$ 274.432,00 mensais, e R$ 2.744.320,00 em 10 meses, apenas para limpar a zona sul da cidade.

O vereador lembrou que o contrato feito com as empresas EWA e a Solar ambiental foi feito por dispensa de licitação, enquanto durasse o decreto emergencial que seria de três meses, se estendeu a seis meses, e as empresas continuam atuando, sem licitação a dez meses.

A Concorrência pública 001/2013  para coleta de resíduos sólidos,  foi feita em agosto, e até o momento ninguém sabe quem ganhou a galinha de ouro do governo jabistas, que vai custar 19 milhões no período de 24 meses.

Segundo Lukas Paiva, a coleta de lixo em Ilhéus é caso de polícia e ministério público, já que todo o tramite, tanto da contratação por dispensa de licitação, quanto a demora no tramite final da licitação do lixo, demonstra que existem vícios contra administração pública.