Agricultores familiares de Ilhéus abastecem Programa de Aquisição de Alimentos


PAA

Agricultores familiares de Ilhéus garantem a venda de seus produtos por intermédio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, que proporciona o planejamento de forma coletiva e a comercialização dos produtos isentos de licitação e com preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Os trabalhos contam com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que, por meio do escritório local de Ilhéus, presta assistência técnica a Associação de Desenvolvimento dos Produtores e Trabalhadores Rurais de Olivença, inserida no programa como fornecedores, por um ano.

O técnico da EBDA, Welton Clarindo, explica que o PAA é uma política pública que vem favorecendo o agricultor familiar na sua autonomia. “Com esse programa é possível gerar emprego e renda para as famílias, assegurar alimentação saudável e diminuir o êxodo rural”.

A EBDA emitiu para a associação as Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) de pessoas física e jurídica e realiza semanalmente o parecer quantitativo de produtos e entregas – que são enviados à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo execução do programa. Também apoiou na elaboração do Projeto da Associação de Olivença e é a responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) às famílias contempladas.

Frutas e verduras

Abacate, abacaxi, abóbora, banana, batata doce, coco verde, mamão, limão, maracujá, pepino, pimentão, quiabo, acerola, melancia, aipim e maxixe são produtos que os agricultores fornecem para o PAA no município. Recebem os frutos, instituições sociais de cunho educativo, religioso e de acolhimento, que contribuam para a saúde e bem-estar dos atendidos, como a Diocese de Ilhéus e a Associação Beneficente Comunitária de Moradores da Vila Freitas.

Pela primeira vez o agricultor familiar Fredson Carvalho, morador da comunidade da Ribeira, está entregando seus produtos para o programa. “É uma satisfação estar participando desse programa. Temos a garantia de recebimento do valor justo dos nossos produtos e estamos planejando a nossa produção de forma coletiva e organizada”. Atualmente, a associação de Olivença possui 30 agricultores associados, distribuindo 3.600 quilos de produtos agrícolas por semana.