Ilhéus : Vereador Lukas Paiva propõe sessão para discutir situação dos mendigos


foto Clodoaldo Ribeiro (97)
Vereador Lukas Paiva

Discutir a situação dos mendigos e moradores de rua que vivem em Ilhéus e buscar políticas públicas para atender a essas pessoas. Esse é o objetivo principal da sessão especial proposta pelo vereador Lukas Paiva (PMN), que acontecerá no dia 03 de dezembro na Câmara Municipal e vai contar com a participação de representantes de órgãos e entidades ligadas as áreas da assistência social, direitos humanos, saúde, educação e segurança, além de associações e clubes de serviços.

A iniciativa de propor a sessão especial, segundo Lukas Paiva, surgiu após observar o grande número de mendigos em Ilhéus perambulando pelas ruas, dormindo em marquises, sem que haja por parte da Prefeitura nenhuma política de assistência e amparo a esses cidadãos. “Precisamos colocar esse assunto em pauta, buscar as políticas sociais e cobrar de quem é de direito essas ações voltadas para a assistência social”, justificou o vereador.

Lukas Paiva informou ainda que a moradia, a saúde e a educação são direitos humanos fundamentais, mas o que se vê em Ilhéus é um número expressivo de pessoas que vivem em condições absurdas, morando nas ruas e pedindo esmolas. “Esses cidadãos que vivem nas ruas precisam de um olhar especial, de uma atenção maior do poder público. Faltam programas do governo municipal, falta fiscalização da entrada dessas pessoas na cidade e falta alojamento.  Discutir essa questão dos moradores de rua é uma forma de buscarmos juntos amenizar essa situação”, concluiu Lukas Paiva.