Jabes Ribeiro recebeu da família dona da empresa Viametro 150 mil reais na campanha


Foto-17
Jabes e o deputado Ronaldo Carlleto, ambos do PP.

Algumas atitudes do atual governo em relação aos transportes públicos vêm chamando atenção de muitos ilheenses, principalmente depois que o prefeito vetou o projeto de lei que concederia gratuidade nos coletivos aos idosos a partir dos 60 anos.

O prefeito Jabes Ribeiro (PP) também vem empurrando com a barriga a discussão sobre a redução da tarifa, motivo de protestos do movimento Reúne Ilhéus e da abertura de CEI no legislativo ilheense, feita pelos vereadores de oposição.

carlettosjabes
Imagem do TSE- Tribunal Superior Eleitoral

O Blog Agravo teve acesso à prestação de conta do Comitê Financeiro, que administrou e prestou conta dos recursos da campanha do prefeito Jabes Ribeiro  durante a campanha de 2012, e lá consta a Jupará Motos doou 150 mil reais. Só que ninguém atentou, nem mesmo o Ministério Público, que a empresa pertence à família Carlleto, a mesma dona da Empresa Viametro, que explora a Concessão do  transporte público  em Ilhéus.

A quantia doada representa 25% do valor declarado à Justiça Eleitoral como arrecadado na  campanha.

Se não é errado, é no mínimo imoral.

Na atual legislação eleitoral,  qualquer pessoa ou empresa pode doar dinheiro para partidos ou candidatos realizarem suas propagandas eleitorais. Bancos, empreiteiras e empresas de mineração estão entre as organizações que mais investem em políticos.

Recentemente, um estudo feito no Brasil pelo Instituto Kellogg, dos Estados Unidos, indica que as empresas que doam dinheiro para campanhas eleitorais têm um retorno de até 850% em cima do valor que investiram no candidato.

Será esse o exemplo de Ilhéus ?