Ângela Sousa participa de Fórum sobre Oportunidades de Investimentos na Bahia


Fórum 1

Ministro dos transportes Cesar Borges e a deputada Ângela Sousa

Com a proposta de discutir, propor e sugerir mais investimentos na infraestrutura e a política de meio ambiente da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou nesta quinta-feira (08) do “Fórum de Oportunidades de Investimento na Bahia”, um evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE Bahia), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), realizado em Salvador.  Com painéis e Feira de Negócios, o objetivo do Fórum foi abrir o debate em diversos segmentos empresariais e propor melhorias no cenário da economia baiana. “A Bahia é um estado que pulsa o Brasil, com uma economia dinâmica. A participação da iniciativa privada e das esferas públicas neste espaço é fundamental para a concretização de parcerias que vão contribuir com o desenvolvimento local”, disse o presidente do LIDE Brasil, João Dórea Junior.

Durante o encontro a deputada estadual Ângela Sousa discutiu com empresários e políticos baianos sobre a necessidade de se investir na infraestrutura dos municípios da Baha para garantir mais desenvolvimento para a economia e o escoamento da produção, a exemplo da duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, e as melhorias das BRs 101, 116, 324 e 412, além de garantir uma solução rápida e eficaz para a BR-252, que liga Ilhéus a Buerarema. A deputada citou ainda a necessidade de se acelerar as obas de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e também do Porto Sul, equipamentos de fundamental importância para o desenvolvimento não somente da região sul, mas de todo o estado da Bahia.

O governador Jacques Wagner lembrou que o estado é o terceiro pior em arrecadação fiscal no país, mas que “não adianta reclamar, é preciso diagnosticar os problemas e apresentar soluções”. Ele afirmou a necessidade de defender as produções de energia eólica, cobre e indústria naval na Bahia, as quais sofrem concorrência e são foco de disputa com outros estados. Wagner disse ainda estar otimista com a rodada de licitações que o governo federal promoverá em setembro para obras de infraestrutura. “Espero boas notícias sobre as obras contratadas”, acredita.

O ministro dos Transportes, Cesar Borges, e o secretário estadual de Planejamento, José Sergio Gabrielli, apresentaram dados sobre a situação atual da infraestrutura na Bahia e as obras em andamento durante o painel A Infraestrutura Existente e Projetada na Perspectiva dos Governos Federal e Estadual. Borges ressaltou a necessidade de mais investimentos na malha viária do país, composta majoritariamente por rodovias, e elencou algumas das iniciativas do governo federal no intuito de melhorar a logística, a exemplo das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa de Investimento em Logística (PIL). “No entanto, é preciso resgatar o planejamento permanente e cobrar os atrasos impostos pelas empresas contratadas”, avaliou.

Durante o evento foram realizadas palestras, painéis e mesas redondas sobre os mais diversos temas ligados à economia, ao meio ambiente e ao desenvolvimento da Bahia. Paralelamente ao Fórum, uma Feira de Negócios foi montada no local. Com stands para auxiliar empresas de todos os portes no contato com potenciais investidores, a ideia foi promover maior interação entre expositores e empresários.