UESC e IBGE fazem parceria e instalam estação da RBMC


uesc

Com tecnologia GPS os trabalhos geodésicos e topográficos serão realizados de forma mais rápida, precisa e econômica

Uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possibilitou a implantação, no Campus Professor Soane Nazaré, em Ilhéus, da estação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS  (RBMC). Trata-se da utilização da tecnologia Global Positioning System (GPS) que proporcionou uma revolução nas atividades de posicionamento e navegação, contribuindo para que os trabalhos geodésicos e topográficos fossem realizados de forma mais rápida, precisa e econômica.

Para a reitora da UESC, professora Adélia Pinheiro, “tais vantagens vêm melhorando à medida que os equipamentos, os métodos de observações e as técnicas de processamento evoluem  facilitando o  dia a dia de profissionais como os topógrafos, geógrafos e engenheiros civis. A parceria que viabilizou a Instalação na UESC vai beneficiar, sobretudo, os estudantes docentes das engenharias da Universidade.”

A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC), primeira rede implantada na América do Sul e considerada a rede mais precisa do país, controlada pela Gerência de Redes de Referência Plani-Altimétrica da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi iniciado no final de 1996 com a estação de Curitiba, no Paraná.

A partir de 2007, com a parceria do INCRA, foi iniciada a densificação e modernização da Rede. A comunicação entre as estações e o CCRBMC, foi substituída pelo acesso via Internet e uma boa parte dos equipamentos foi habilitada para rastrear sinais dos satélites pertencentes às constelações GPS e GLONASS (Global Navigation Satellite System).

A configuração da RBMC em abril de 2013 conta com 88 estações de funcionamento contínuo, cujas coordenadas são precisamente calculadas e monitoradas através do processamento semanal dos seus dados. Com a adoção oficial do SIRGAS (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) no Brasil em 2005, a RBMC assumiu um papel de grande importância, sendo a principal Rede de Referência deste novo referencial geodésico.

Com mais de 15 anos de operação, a RBMC é a estrutura geodésica mais utilizada por topógrafos e engenheiros em seus trabalhos de georreferenciamento, infraestrutura e mapeamento. Além de subsidiar atividades técnicas da sociedade, a RBMC é um pólo de vários estudos, colaborando assim na formação acadêmica dos profissionais ligados às Geociências, Engenharia, Tecnologia, entre outras. A RBMC entra em sua terceira fase com a integração de equipamentos meteorológicos às estações GNSS (Global Navigation Satellite Systems), possibilitando o refinamento de modelos para a correção troposférica. Além disso, a previsão para 2013 é que todas as capitais dos estados, bem como os grandes pólos sócio-econômicos do país sejam contemplados com uma nova estação.