Deputada pede o início das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional


Ascom/ Deputada Estadual Ângela Sousa

Reforma Regional

As obras de reforma e ampliação do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, serão iniciadas já no mês de agosto. A informação foi transmitida pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, à deputada estadual Ângela Sousa (PSD), durante reunião na tarde da última sexta-feira. Na oportunidade Jorge Solla adiantou que a licitação para a reforma já foi concluída, aguardando agora o início dos trabalhos. O Hospital Geral Luiz Viana Filho vai receber um investimento de R$ 7,7 milhões para reforma e ampliação da emergência, além da aquisição de novos equipamentos, como forma de melhor atender aos pacientes não somente de Ilhéus, como das cidades circunvizinhas.

Durante o encontro com o secretário Jorge Solla a deputada Ângela Sousa explicou que diante dos problemas nos postos e demais unidades de saúde da cidade, o Hospital Geral vem atendendo um número de pacientes superior à sua capacidade, daí a necessidade de se realizar as obras de reforma e ampliação para prestar um serviço ainda melhor. Ângela Sousa também destacou o trabalho dos profissionais de saúde que atuam no Hospital Geral Luiz Viana Filho, um grupo que, segundo ela, tem compreendido as dificuldades por qual atravessa a saúde na cidade, mas que tem buscado prestar um serviço de excelência. “São verdadeiros guerreiros que sabem das necessidades do povo e tem feito o seu papel por uma saúde melhor”, disse ela.

A notícia do inicio das obras de reforma do Hospital Geral já nesse mês de agosto foi comemorada pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD) que desde o seu primeiro mandato vem solicitando a, ampliação e melhorias para esta unidade. Uma das indicações apresentadas na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia pela deputada estadual foi a da implantação de uma maternidade dotada de equipamentos modernos e de uma UTI Neonatal, colocando à disposição dos pacientes tecnologia de suporte para monitoramento e tratamento do recém-nascido que necessite de cuidados especiais.

Também foi de autoria da deputada estadual Ângela Sousa as indicações solicitando a construção de um amplo almoxarifado no Hospital Geral Luiz Viana Filho, a implantação de um moderno banco de sangue e ainda da aquisição de novas ambulâncias para o transporte de pacientes, em casos de emergência. Todas essas reivindicações foram também solicitadas em audiência com o secretário de Saúde, Jorge Solla. Explica a deputada que o Hospital Regional exerce função importantíssima na garantia do atendimento de pacientes de toda a região, daí a necessidade de dotar essa unidade dos mais modernos equipamentos para oferecer um melhor serviço à comunidade.

E a reforma completa e a aquisição de novos equipamentos já é, segundo Ângela Sousa, um grande avanço para a saúde na região. O secretário falou ainda dos novos servidores nomeados, aumentando o número de profissionais na unidade. “Todos esses investimentos vão ajudar a melhorar, sem dúvidas, o atendimento no Hospital Regional”, explicou Ângela Sousa. Mas aliado a esses investimentos do Governo do Estado, a deputada citou ainda a necessidade do município de Ilhéus fazer a sua parte na área da atenção básica, reformando os postos de saúde e implantando os programas federais para que o Hospital Geral não fique sobrecarregado com o grande número de pacientes.