Deputada Ângela destaca importância de Itabuna para o desenvolvimento regional


Ângela, Otto Alencar e Claudevane Leite

Vice- Governador, Otto Alencar com prefeito de Itabuna , Vane e a  deputada Ângela Sousa

O município de Itabuna está completando neste domingo, dia 28 de julho, 103 anos de emancipação política. E para comemorar a data, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia uma Moção de Congratulações não somente comemorando o aniversário da cidade, como também destacando a importância do município para o desenvolvimento da Bahia. A deputada colocou solicitou ainda do governo do estado a realização de uma série de serviços, sobretudo nas áreas de saúde, infraestrutura, iluminação, segurança, educação e geração de emprego e renda.

Na moção de congratulações Ângela Sousa explica que o município que já nasceu com um povo forte e que jamais fugiu à luta, cidade que surgiu com a garra de quem quer sempre conquistar e vencer e com a bravura de quem transforma trabalho em desenvolvimento. “São 103 anos de histórias, de lutas, de conquistas e de vitórias de um município que é exemplo de progresso e desenvolvimento e que apesar de todas as dificuldades não se abate e não se curva diante dos obstáculos”, destacou.

A deputada colocou ainda que a história de Itabuna não nega a bravura do seu povo, que surgiu na região cortada pelo rio Cachoeira, no Arraial de Tabocas, em 1857, em meio à mata, que, então, era desbravada. O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o “pau da taboca”, ou seja, da roça que se abria. “Em trinta anos, o crescimento foi tanto que, em 1897, os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas. Surgia então oficialmente o município de Itabuna. Hoje Itabuna é um centro regional de comércio, indústria e de serviços “ relembra a parlamentar .

Ângela Sousa destaca ainda que Itabuna continuou sempre exemplo de luta, de perseverança e de superação. “Depois de grave crise na produção cacaueira causada pela presença da doença conhecida como vassoura-de-bruxa, a cidade não se curvou às dificuldades e buscou alternativas econômicas, com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras. A cidade é um importante entreposto comercial do estado, situada às margens da BR-101 e BR-415 e hoje se destaca com indústrias de grande porte e se consolidando como polo médico, prestador de serviços e de educação.

Ainda na Moção de Congratulações a deputada colocou que nas últimas eleições os itabunenses deram mais um exemplo de compromisso com a cidade, elegendo o prefeito Claudevane Leite para tocar os destinos do município, um homem que tem buscado com seriedade, com serenidade, competência e respeito ao povo, continuar essa história de desenvolvimento de Itabuna. “Muitas têm sido as dificuldades, os desafios e os obstáculos para retomar o desenvolvimento de Itabuna, mas o atual prefeito, assim como os itabunenses que construíram a história de sucesso desse município, não tem fugido à luta e com trabalho e fé tem promovido as necessárias mudanças e transformações na cidade”.

Na avaliação da deputada Ângela Sousa, comemorar o aniversário de emancipação política de Itabuna é festejar a história de sucesso de um dos mais importantes municípios do Brasil. “Por esse motivo é que conclamamos a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para que numa demonstração inequívoca de reconhecimento a toda essa história de luta, de trabalho e de progresso aprovasse a Moção de Congratulações pelos 103 anos de emancipação política de Itabuna. São 103 anos de história de um município que nasceu para vencer, para transformar e para ser exemplo de perseverança, de luta, de trabalho”, finalizou.

Ascom da deputada Ângela Sousa