Líder da Oposição defende redução do número de secretarias no governo da Bahia


elmarItineranteItabuna

Deputado Elmar Nascimento

O líder da bancada da Oposição na Assembleia legislativa, deputado Elmar Nascimento lamentou hoje (dia 25) a postura defendida pelo governador Jaques Wagner, durante comemoração dos 10 anos do PT no poder, de não achar necessária a redução do número de secretarias estaduais, hoje totalizando 31. Elmar lembra que o inchaço da máquina pública e o gasto com regalias e privilégios que esses cargos acarretam são os temas principais que estão sendo discutidos nas ruas, na atualidade. “O número de secretarias e de assessores é muito grande, contraproducente e não resolve o problema do governo baiano, cuja principal dificuldade está centrada na má gestão. O governo arrecada muito, mas gasta mal o que arrecada”, ressaltou o parlamentar.

Elmar acredita que é preciso fazer um debate amplo sobre as necessidades e a relação com a realidade. “Se houver necessidade de manter determinadas secretarias e gastos estes devem ser preservados, mas não havendo devem ser cortadas, pois em nada contribuem para melhorar a governabilidade. É preciso cortar gastos para aumentar os investimentos”, criticou.

Para o líder oposicionista, o número de secretarias deveria ser reduzido à metade, da mesma forma que também deveriam ser reduzidos à metade o número de cargos comissionados, hoje da ordem de 10 mil, bem como os cargos via REDA e PST. “De 2007 a 2013, período da gestão petista, foram criados 1.462 novos cargos em comissão. Em 2012, o gasto com contratações pelo REDA, que já chegam a 20 mil servidores, foi de R$ 275 milhões. Com os terceirizados, a despesa chegou a R$ 275,6 milhões em 2012”, lembrou.