Assombrações na secretaria de Saúde de Ilhéus


exclusivoO prefeito Jabes Ribeiro, sempre choroso, vem ocupando quase todos os dias os programas de rádio da cidade para relatar a situação de Ilhéus, que, segundo ele é ingovernável.

Mas falta mais rigor ante as suas indicações para cargos comissionados, principalmente os mais importantes, responsáveis em fazer a máquina pública andar.

Recentemente, por meio de decreto, o prefeito determinou a realização de uma auditoria operacional no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), inclusive na Central de Regulação. A medida foi adotada considerando a relevância do serviço público de atenção à urgência ante as diversas queixas de ineficiência no funcionamento do serviço no município.

O Blog Agravo, junto com o irmão Blog Mala Direta, detectou outra assombração na secretaria de Saúde. Além do fato de que secretária só trabalhar de segunda à quinta-feira, nesse último dia só pela manhã, já que a tarde embarca para a capital baiana, local de sua residência.

Nesse embalo fantasmagórico, a coordenadora de média e alta complexidade de Ilhéus, a enfermeira Fernanda Candido Ludgero, que possui vínculo na secretária de Saúde, no mesmo horário de serviço trabalha com outro contrato pelo município, dessa vez desempenhando a função de enfermeira assistente na emergência do HGLVF – Hospital Geral Luiz Viana Filho, e ainda arruma tempo para trabalhar em Itacaré.

enfermeiraitacare

Segundo dados do Datasus , em Itacaré, ela presta serviço no Hospital Municipal Gabriel Motta Barros, e também Unidade saúde da Família Otto Alencar III.

A coordenação da média e alta complexidade é responsável pela administração do SAMU, CAPS , Central de Regulação e Policlínica da Conquista, que até hoje não teve ninguém nomeado para chefiar os trabalhos no local.

 Segundo vários servidores públicos, Fernanda aparece de vez em quando na coordenadoria de média e alta complexidade. “Aqui ela vem a passeio, é uma assombração. Aparece quando quer”, lembrou um efetivo da secretaria.

Talvez o pacto que o prefeito vem propondo a população, comece pelo seu governo, junto a suas indicações para cargos importantes.

Vale lembrar que em março desse ano, o superintendente do Fundo Municipal de Saúde, José Antonio Ocké,  homem forte do prefeito Jabes Ribeiro na secretaria de saúde, que também é irmão do secretário de assistência Social, Jamil, conseguiu emplacar uma dispensa de licitação na saúde para contratar a empresa Grafite Papelaria Ltda., que tem como sócia a sua companheira, Elaine de Lima Batista, para prestar o serviço de xerografia no valor de R$ 7.900,00. ( Clique aqui para ver )

Depois de três meses, a assessoria de comunicação e prefeito não responderam as acusações do Blog Agravo.

O espaço está aberto para a secretaria de saúde ou o governo municipal se pronunciar.