Deputada discute ampliação do Luz para Todos em Una e Canavieiras


Luz para Todos Una - Foto Cristiano Cruz

Luz para Todos Una

Luz para Todos Canavieiras 1 - Foto Cristiano Cruz

Luz para Todos Canavieiras

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou nesta quinta-feira (11) de audiências públicas em Canavieiras e Una para discutir sobre a implantação e ampliação do Programa Luz para Todos para que possa beneficiar milhares de moradores desses municípios. O pedido para a realização das audiências públicas foi feito pela deputada Ângela Sousa ao secretário de Infraestrutura e vice-governador Otto Alencar (PSD), através do ofício 109/2013, com o objetivo de esclarecer dúvidas das comunidades desses municípios e apresentar os projetos de ampliação do Luz para Todos, um programa que se destina ao atendimento da população residente no meio rural.

Durante as audiências públicas, que contaram com as presenças dos prefeitos Almir Melo, de Canavieiras, e Diane Rusciolleli, de Una, além de vereadores e secretários municipais, o diretor de energia do Luz para Todos, Gilson morais, falou sobre como está o programa nesses dois municípios, as etapas de cada projeto, o número de comunidades beneficiadas e as metas para os próximos anos. O representante do Luz para Todos também falou sobre pendências que tem dificultado a conclusão de alguns projetos, mas adiantou que medidas estão sendo adotadas para que mais famílias sejam beneficiadas com a eletrificação rural. Gilson Mendes esclareceu dúvidas das comunidades, anotou sugestões e solicitações dos moradores de Una e Canavieiras.

Para a deputada estadual Ângela Sousa, as audiências públicas foram de grande importância, pois garantiu às comunidades o direito de saber sobre o andamento de cada um dos projetos e a previsão de quando esses moradores da zona rural serão beneficiados com o Programa Luz para Todos. De acordo com a parlamentar, nada mais justo e democrático que as comunidades a serem beneficiadas discutam sobre o Luz para Todos, já que o programa destina recursos a projetos que visam ao atendimento de futuros consumidores situados em áreas rurais e privilegiará o caráter social do investimento. “A eletrificação rural é um direito dos moradores e é preciso que o poder público abra esse canal de discussão e transparência com essas comunidades, daí a necessidade de audiências públicas”, disse ela. Ângela Sousa também destacou a sensibilidade do secretário Otto Alencar em promover essas discussões, realizando as audiências logo após a solicitação.

Somente em Canavieiras já foram concluídas obras do Programa Luz para Todos em diversas localidades, a exemplo de Puxim da Praia, Associação Fé em Deus, Região do Cipó, Fazenda Oiticica, Rio da Salsa e várias outras comunidades. O programa prevê ainda investimentos em eletrificação em vários outras localidades, como o bairro Jardim Burundunga, Região de Pimenteira, Campo do Arroz, Ribeira Grande e várias outras regiões. No município de Una já foram contemplados com o programa as localidades da Fazenda Bom Sossego, rodovia Una/Santa Luzia, Associação Estrela do Sul, Região das Varas, Assentamento Guanabara, Rodovia Una-Canavieiras e vários outros locais. Em andamento estão as obras de eletrificação nas regiões de Fazenda Nova Esperança e Pindorama, que beneficiarão 119 novos consumidores.