Manifestação em Ilhéus foi pacífica


100_4213

Concentração do movimento foi em na praça do Teatro Municipal

1016245_10200894525864125_855859054_n

Manifestantes enfrentaram forte chuva durante o percursoFoto Shi Mario Schneider

A parada nacional levou sindicatos, associações de moradores às ruas na tarde de hoje (11).

O movimento espontâneo surgido após o protesto do passe livre estudantil, “Reúne Ilhéus”, se juntou aos outros segmentos que têm ligações históricas com os partidos políticos mais à esquerda.

As centrais  sindicais pintaram sua bandeira com nove reivindicações, fora as pautas de cada categoria:  redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; fim do projeto da terceirização do serviço público; fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público de qualidade; valorização das aposentadorias; reforma agrária e fim dos leilões de petróleo.

O movimento percorreu as principais ruas do centro da cidade, fazendo uma breve parada na porta da prefeitura municipal de Ilhéus, onde os representantes da entidade fizeram suas reivindicações locais, como retorno à normalidade da merenda escolar, professores nas salas de aula, solução do caos na saúde e valorização do servidor público.

A chuva e a paralisação dos ônibus, atrapalhou a presença de maiores números de pessoas. Segundo organizadores, mil pessoas participaram do ato.