Prefeitura de Ilhéus inicia estudos para implantação do Procon


Diretor de assuntos especiais do Procon da Bahia, Kdarlaomer José,  vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, e o vereador Ivo Evangelista - Foto Gidelzo Silva

Diretor de assuntos especiais do Procon da Bahia, Kdarlaomer José, vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, e o vereador Ivo Evangelista – Foto Gidelzo Silva

O vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), e o vereador Ivo Evangelista se reuniram com o diretor de assuntos especiais do Procon da Bahia, Kdarlaomer José dos Santos, dando continuidade à proposta do edil, através do requerimento nº 092, que solicita a implantação do órgão no município. A reunião aconteceu no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, na quinta-feira, 4.

O Procon (Superitendência de Proteção e Defesa do Consumidor) é um órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia. Tem como missão orientar, educar e proteger os consumidores contra abusos praticados por fornecedores de bens e serviços na relação de consumo, além de promover campanhas educativas para a população.

Na reunião, foram apresentadas as etapas para a instalação da unidade e definidas as obrigações do Procon e da Prefeitura de Ilhéus. Kdarlaomer explicou que o espaço e os técnicos deverão ser cedidos pelo município, enquanto os equipamentos e a capacitação da equipe fica sob a responsabilidade do Procon.

Diversas cidades na Bahia já contam com o Procon, como Itabuna, Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana e Eunápolis, com previsão de que mais 20 unidades sejam instaladas até o fim do ano no estado. Em Ilhéus, o equipamento contará com atendimento e sala de conciliação para ações de pequenas causas e irá abranger diversas cidades circunvizinhas, como Una e Canavieiras.