A volta de “Jaboquio”: Para sindicato, Jabes maquiou dados sobre a situação financeira de Ilhéus


exclusivoDurante a eleição de 2004, a equipe de propaganda e marketing do então candidato Valderico Reis, viu no então prefeito Jabes Ribeiro a inspiração para a criação de um personagem. Como ele tinha um problema em prometer e não cumprir, eles criaram um personagem, o saudoso Jaboquio, para contar a história de mentiras proferidas por ele. Foi um sucesso!

E agora, mais uma aventura do prefeito de Ilhéus promete entrar para história. Essa, talvez, como a maior mentira já dita por ele à frente da administração pública de Ilhéus.

Segundo uma fonte, os dados financeiros da PMI de um consultor renomado na área de contabilidade da Bahia, que esteve também no TCM – Tribunal de Contas dos Municípios,  não batem com os  dados apresentados por Jabes na choradeira à imprensa e sociedade civil organizada. Toda documentação será entregue ao Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsep).

No mês passado, essa tecla já tinha sido batida pela presidente da APPI, professora Enilda Mendonça, que contestou os dados apresentados pelo prefeito Jabes Ribeiro na reunião entre sindicatos e o governo, alegando que o percentual com pessoal é de 65,5 %

Segundo uma fonte do Blog Agravo, o índice de gastos com pessoal apresentado por Jabes, 71%, é ainda menor até mesmo do que os colocados pela APPI – Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus. Para nossa fonte, um grande valor está boiando entre a conta apresentada por Jabes e a dos sindicatos.

Na segunda-feira os dados serão apresentados numa reunião entre o governo e os sindicatos dos servidores e professores, e promete criar o maior problema para o prefeito Jabes Ribeiro.

Há quem diga que Jabes não possa se demitir, e vai pedir a  cabeça de alguém de dentro de seu governo para levar a culpa.

Como a corda só arrebenta para o lado mais fraco, podemos esperar a demissão ou pedido de exoneração de alguém do segundo escalão, responsável pelos dados apresentados à sociedade e imprensa.

Com toda essa história, tá explicado o porquê da prefeitura não ativar o Portal da Transparência logo no início do governo. Ou seja, para simplesmente esconder os dados, agora, comprovadamente não condizentes com a realidade.

Espaço aberto para o governo municipal !

Veja o vídeo do Blog Correia Neles onde Enilda Mendonça ( APPI)  rebate dados apresentados por Jabes :