Universidades estaduais da Bahia param atividades por 24 horas


As Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs), Estadual da Bahia (Uneb), Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc), paralisam por 24horas nesta terça-feira (28), na Bahia.

A paralisação acontece para denunciar a precarização do trabalho docente e o sucateamento das instituições. Por conta da ação, professores, estudantes e técnico-administrativos participam de audiência-pública na Assembleia Legislativa da Bahia, na sede da instituição, no Centro Administrativo, em Salvador, na manhã desta terça.

Os docentes realizaram uma outra paralisação no final de abril. A Comissão de Educação da casa irá abordar a “Autonomia e Financiamento Público nas Universidades do Estado”, e levantar questões como o orçamento de 2013, com um corte de maior de R$ 73 milhões.

Entre as reivindicações estão a incorporação em 2013 dos 24% restante das CET- Condições Especiais de Trabalho, revogação da lei 7176/97, que passa 7% da receita líquida de impostos (RLI) para as Universidades Estaduais, além do pedido de reajuste salarial de 28%, valor que elevaria a remuneração ao mesmo patamar dos professores das Universidades Estaduais do Ceará, os melhores salários do Nordeste, segundo Zózina Almeida. Leia mais no G1.