Vacinação contra gripe prossegue até dia 29 de maio em Ilhéus


Campanha de vacinação prorrogada em Ilhéus - Foto Gidelzo Silva - Secom Ilhéus (7)

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirma que a campanha de vacinação contra a gripe (influenza e H1N1) tem continuidade, em Ilhéus, até a próxima quarta-feira, 29. As doses da vacina estão à disposição do público, gratuitamente, nos postos e centros de saúde da zona urbana do município. Assim como ocorreu em todo o Brasil, a campanha de vacinação também foi prorrogada no município a fim de garantir maior acesso do público à imunização contra a gripe.

A coordenadora do serviço de Imunização da Sesau, Tereza Couto, reafirma a importância da vacinação, especialmente para aqueles que compõem o público alvo – idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, detentos e profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

Aqueles que fazem parte do público alvo e ainda não se vacinaram devem procurar as unidades básicas de saúde no período das 7h30 às 17 horas. O serviço de vacinação funciona também na Policlínica Municipal da Conquista. A campanha começou no mês de abril e também foi levada às comunidades da zona rural, onde as vacinas foram disponibilizadas até o último dia 15.

Segundo a coordenadora, o índice de cobertura no município já ultrapassou 60%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo. Durante o período de mobilização, a Sesau trabalhou também com uma unidade de vacinação móvel que realizou atendimento no Banco da Vitória, na Central de Abastecimento do Malhado, no terminal de transporte urbano e no calçadão da Rua Marquês de Paranaguá, no centro da cidade.