Ilhéus discute implantação da UFSBA


Vereador Raimundo do Basílio
Vereador Raimundo do Basílio

Representantes da sociedade civil organizada, professores, gestores públicos e vereadores debateram na tarde da quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Ilhéus, aspectos referentes à implantação da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSBA), durante sessão especial proposta pelo legislador Raimundo do Basílio (PMDB) e presidida por Fábio Magal (PSC). Na ocasião, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, representou o prefeito Jabes Ribeiro. Um dos pontos principais do debate foi a possível instalação de um campus da futura universidade no município.

Conforme o vereador Raimundo do Basílio, Ilhéus reúne características geográficas, urbanísticas e sociais para a implantação de um campus da instituição, podendo favorecer a toda a região. “A Ceplac seria um local ideal para implantação da universidade, tem fácil acesso, um bom espaço, o que poderia atender às necessidades dos estudantes e professores”, considerou.

A secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, considerou a discussão pertinente, ressaltando que ainda há tempo de propor a implantação do campus de Ilhéus. “Nosso Município historicamente tem a sua importância, e por isso defendo que é possível ter um campus aqui sim, ainda há tempo para a discussão”, frisou.

Na oportunidade, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, informou que está previsto no projeto, a implantação de um colégio universitário da instituição federal do município. A reitora ainda pontuou que o município é contemplado com três instituições de ensino superiores públicas, além das privadas.

Também participaram da sessão, o secretário Municipal de Planejamento, Tecnologia e Orçamento, Joaquim Bastos, a professora da Faculdade de Ilhéus, Maria Luiza Heine, além da presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, entre outros professores e cidadãos.