4º Congresso da Força Sindical Bahia reunirá cerca de 200 sindicalistas


O congresso da Força Sindical Bahia contará com a participação de aproximadamente 200 sindicalistas

O 4º Congresso da Força Sindical Bahia será realizado nesta sexta-feira (24) e sábado (25), no Hotel Portobello, Ondina, Salvador. Com o tema “Garantir: Empregos, direito e cidadania”, o evento é uma etapa estadual do 7º Congresso Nacional da Força Sindical e vai discutir as Diretrizes políticas e organizacionais específicas da Força Sindical na Bahia; eleger e dar posse à direção estadual, à executiva estadual, ao conselho fiscal e respectivos suplentes da Central no estado para um mandato de quatro anos; e eleger os representantes da Força Sindical Bahia para o 7º Congresso Nacional da Força Sindical.

São esperados cerca de 200 sindicalistas baianos das Federações, dos Sindicatos e Colônias de Pesca filiadas à Central das mais diversas categorias, como Trabalhadores da Construção Pesada, Aposentados, Profissionais de Educação Física, Radialistas, Taxistas, Bombeiros, Técnicas de enfermagem, Servidores Públicos, Rurais, Alimentação, Esteticistas, Guardas Municipais, Pescadores, dentre outros.

Quem também já confirmou presença no evento é João Guilherme Vargas Neto, consultor sindical; Sergio Luiz Leite, o Serginho, Presidente da FEQUIMFAR e 1º Secretário da Força Sindical; Arnaldo Gonçalves, Secretário Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical; o Secretário de Relações Internacionais, Nilton Souza (Neco); e a Maria Auxiliadora dos Santos, Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical. José Sergio Gabrielli de Azevedo, Secretário do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), irá representar o governador do estado, Jaques Wagner.

No dia 24, às 14h, será realizada a mesa “O Papel e a Responsabilidade dos Sindicatos de Trabalhadores com a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador”. O expositor será o Eng. Flávio Nunes, Chefe do Setor de Segurança e Medicina do Trabalho do MTE, enquanto Arnaldo Gonçalves, Secretário Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho da Força Sindical e Robson Rodrigues, Engenheiro de Segurança da Fundacentro – Bahia, serão os debatedores. A coordenação da mesa será feita por Iranildo Domingos de Souza, Secretário de Segurança e Saúde do SINTEPAV – BA. A abertura oficial do Congresso será às 18h30.

DELEGAÇÃO

O Sintepav-Ba participará do congresso nos dois dias, através de uma delegação formada pelos dirigentes sindicais da instituição. Para o presidente do Sintepav-Ba, Bebeto Galvão, o congresso da Força Sindical Bahia é um marco da participação de todos os sindicatos filiados à central e é fundamental, diante dos desafios que a classe trabalhadora enfrenta, a exemplo das elevadas taxas de juros, fim das atividades com o fechamento das empresas, informalidade, desemprego, precarização, prejuízo á saúde dos trabalhadores, ataque aos direitos trabalhistas, entre outros.

CAMPANHA 12 POR 12

Durante o Congresso Estadual da entidade a Força Sindical Bahia irá reafirmar a sua posição em relação à Campanha 12 por 12, que trata do trabalho decente para os domésticos e igualam os direitos trabalhistas da categoria aos direitos dos demais trabalhadores. “A Confederação Sindical Internacional (CSI) lançou a campanha mundial “12 para 12” que pretende conseguir que 12 países ratifiquem a Convenção 189. Na Bahia, e por todo o Brasil, estamos juntos nessa campanha.”.