Pais e alunos e agricultores de Ilhéus protestam contra abandono da zona rural


DSC00276

 

DSC00269

Os vereadores Dero ( PT ) e Lukas Paiva ( PMN) participaram da manifestação

Blog Agravo » Pais, alunos e pequenos agricultores dos mais diversos distritos, vilas e povoados de Ilhéus realizaram na manhã desta quarta-feira (23) um ato de protesto em frente ao Palácio Paranaguá  contra o descaso da Prefeitura com a zona rural do município, em especial para o problema da educação, já que a maioria das escolas do interior está fechada, não há merenda escolar e em muitas delas o ano letivo ainda não foi iniciado. As comunidades também denunciaram o atual desumano do governo municipal com os estudantes, que está obrigando as crianças a andar cerca de dez quilômetros todos os dias para se dirigirem às poucas escolas que estão funcionando e ainda assim, precariamente.

Participaram do movimento de protesto presidentes de associações de moradores e agricultores, pais e alunos dos distritos e comunidades do Japu, Rio do Engenho, Cururutinga, Retiro, Búzios, Repartimento, Santana, Santaninha, Valão, Sapucaeira, São Bento, Acuípe, Carobeira, Maria Jape e diversas outras localidades da zona rural de Ilhéus. O ato de protesto contou ainda com o apoio dos vereadores Gildeon Farias (Dero), Lukas Paiva e Cosme Araújo, representantes da APPI/APLB-Sindicato e também a deputada estadual Ângela Sousa, que denunciaram a situação de abandono em que se encontra a zona rural de Ilhéus, não somente na área da educação, como também nos setores de saúde, transportes e assistência social.

Durante o movimento o vereador Dero fez um relato dos muitos problemas enfrentados atualmente pelos moradores da zona rural que, segundo ele, foram abandonados pelo atual governo municipal. De acordo com o vereador, muitas escolas estão fechadas e as poucas que estão em atividades funcionam precariamente, com o sistema multisseriado de cursos, onde os alunos de diversas séries acabam se amontoando no mesmo espaço, o que dificulta ainda mais a aprendizagem. O vereador Dero disse ainda que o Conselho de Desenvolvimento Rural, representado pelas mais diversas associações de produtores, tentou por várias vezes discutir com o governo municipal sobre os problemas da zona rural de Ilhéus, mas até o momento o prefeito Jabes Ribeiro não se disponibilizou a ouvir a comunidade.

Dero lamentou que apesar da realização do movimento ordeiro em frente ao Palácio Paranaguá, onde estavam presentes autoridades e representantes de dezenas de comunidades do interior, nenhum representante do governo municipal se prontificou a ouvir as reivindicações dos pais, alunos e pequenos agricultores. O vereador disse ainda os problemas na zona rural são muitos e caso não sejam resolvidos já estão programados outros atos de protestos como forma de sensibilizar a atual administração para que possa tratar os moradores do interior com mais respeito e dignidade.

Ainda durante o movimento pais de alunos informaram que seus filhos chegam a andar dez quilômetros todos os dias para chegarem à escola, subindo e descendo ladeiras. Muitas das crianças acordam às quatro horas da manhã e chegam a passar fome, já que não existe merenda escolar. “Isso é uma humilhação que estão fazendo com a gente”, disse uma mãe emocionada e indignada com a situação. Estudantes também pediram socorro ao prefeito e fizeram um apelo para que resolva logo essa situação. “Nós somos o futuro do Brasil e não estamos mais aguentando essa humilhação”, disseram duas estudantes que participaram do protesto.