Sapucaeira e região sem transporte coletivo por causa das estradas


Do Jornal Bahia Online

Há 15 dias, moradores da localidade de Sapucaeira só têm duas alternativas de deslocamento para a sede do município de Ilhéus: de carona ou à pé até o povoado de Búzios, onde, por enquanto, há a alternativa do transporte coletivo. De acordo com moradores da localidade, as empresas de ônibus deixaram de prestar o serviço por conta das péssimas condições de trafegabilidade nas estradas vicinais da região. O problema também atinge moradores de regiões próximas como a localidade de Santana.

A complexidade das estradas vicinais de Ilhéus é, sempre, um grande entrave nas administrações municipais. O município tem uma extensa zona rural. A maior parte do território do município é distribuida entre dez distritos e inúmeros povoados e localidades. Ilhéus tem uma malha viária rural equivalente à distância da sede do município ao estado do Rio de Janeiro. Mas não possui uma frota de tratores e máquinas para dar manutenção preventiva às estradas, por onde se escoa a maior parte da produção dos pequenos agricultores da região.

Por conta disso é sempre tema de debate nas campanhas eleitorais. Mas, sem solução definitiva, durante o exercício dos mandatários.