Ilheus : Audiência pública sobre a nova ponte desapontou – Veja o Projeto


Projeto da Nova Ponte do Pontal ( CLIQUE AQUI PARA VER COMPLETO)

Quem esperava um plenário cheio para debater e ouvir explicações do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) sobre a construção da nova ponte do pontal saiu desanimado na tarde de ontem (segunda, 20).

Os ilheenses, que clamam por uma nova ponte, não compareceram como esperado. O diretor geral do Derba, Saulo Pontes, não veio e enviou engenheiros, que explicaram apenas o básico e já conhecido.

Moradores que serão afetados com a obra, principalmente os da Avenida Litorânea Sul, queixaram-se da falta de diálogo para debater o melhor local e trajeto para as novas avenidas.

O consultor de turismo Ariel Figueroa lembrou que a nova ponte está tirando o problema do trânsito do Pontal e jogando no centro, onde há vários gargalos, principalmente no fim da Avenida Soares Lopes, nas mediações do Clube Social de Ilhéus e a entrada do Porto do Malhado. No local, não há condições de absorver o grande tráfego de carros que será ocasionado com a construção das novas vias.

Outro morador se mostrou preocupado com a parede de concreto tirando uma das vistas mais bonitas da Bahia, afirmando que não é contra a ponte, mas deu exemplo da construção do porto do Malhado, que na época se pensou apenas no presente, sem levar em conta o futuro e, hoje, o Porto vem trazendo sérios problemas ambientais, como a invasão da maré no bairro São Miguel e praia do Norte.

O vereador Luiz Carlos Escuta pediu ao vereador Ivo Evangelista que convidasse novamente todas as instituições envolvidas no projeto, juntamente com o vice-governador da Bahia e secretario estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, para nova audiência.

Para este blog, que estava presente no evento, ficou claro que a obra da nova ponte  será realizada com ou sem audiência pública.

A falta de público à audiência, amplamente divulgada, mostra que a maioria não se preocupa com os impactos da obra, mas querem a construção logo, sem medir as consequências. A construção é martelo batido e ponta virada.