Reflexões sobre Gurita


Por Chico Andradechicoandrade[1][1]

O vereador Alzimário Belmonte é um ícone do combate á inércia e ao imobilismo que até bem pouco tempo apareciam, no contexto social e político de Ilhéus, como características aparentemente inextinguíveis.

Injustamente citado por veículos de comunicação como a Carta Capital, que o associaram á incompetência e o fizeram motivo de chacota em função de uma lei elaborada por Gurita que determinava a obrigatoriedade de rezar o PAI NOSSO antes das aulas, o nobre edil deu a volta por cima. A observância atenta do cenário político local aliançada a uma análise coerente da atuação de Gurita, atual líder do governo na camara, demonstra o inverso das conclusões perversas publicadas por setores da mídia que instalaram no país a errônea concepção de que a destruição das famílias e da ética é algo positivo para a sociedade.

Ao propor a obrigatoriedade do PAI NOSSO, a única falha do parlamentar em questão foi o equívoco quando á possibilidade legal de aplicar tal lei. Contudo, a intenção de Gurita em propor uma reflexão aos estudantes, na atualidade inseridos, em sua maioria, em um caótico contexto social, pautado pela violência, pelo crescimento desordenado do número de usuário de drogas e pelo insucesso das instituições em decretar o declínio dos índices de criminalidade é algo tão plausível quanto elogiável. Em um mundo globalizado cuja desigualdade social aliançada ao total desprezo pelos valores estabelece a tônica de uma sociedade que não altera para melhor o seu rumo na maior parte das situações, o vereador ilheense, assim como os parlamentares de todo o país, devem possuir o direito e o dever de defender a família, combater o uso de drogas e pregar por uma sociedade mais justa e pacífica, e Gurita agiu exatamente assim.

Não satisfeito, Alzimário Belmonte foi além. Agiu combatendo a corrupção, travou um corajoso debate sobre a pedofilia, enfrentou de forma hercúlea esta grave anomalia social, propôs um sem número de leis com o intuito de beneficiar jovens e crianças e, tendo seu mandato renovado de forma legítima nas urnas, implementou um sem número de novas ações para fomentar a melhoria na qualidade de vida dos jovens, evitar o aborto e combater o uso de drogas, além de se alinhar com os jovens e organizações não governamentais na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Atuando de forma inteligente, Gurita merece referencias elogiosas a respeito de seu mandato. É chegado, enfim, o momento de corrigir as injustiças feitas a essa importante liderança ilheense e elogiar a parcela da comunidade que, acertadamente, dedicou a ele seus votos. Ilhéus merece vereadores como Gurita, em sintonia com a modernidade e o desenvolvimento de leis e projetos que conduzam a sociedade na direção de um futuro alicerçado por justiça social, responsabilidade ambiental, educação e solidariedade.

Chico Andrade é Geógrafo, escritor, professor e cientista político.