Dois novos desembargadores são eleitos no Tribunal de Justiça da BA


 Dois novos desembargadores foram escolhidos em sessão ordinária do Tribunal Pleno, nesta quarta-feira (15), em Salvador, para compor a Corte do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). São eles João Augusto de Oliveira Pinto e Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel.

A primeira vaga, que surgiu após aposentadoria do desembargador Rubem Dário Peregrino Cunha, conforme publicado no edital nº 42 da Presidência do TJBA, foi preenchida pelo magistrado João Augusto de Oliveira Pinto, por meio do critério de merecimento, de acordo com os pressupostos determinados pela Resolução nº 106 do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ), informa o TJ-BA.
Já a vaga referente ao edital nº 43, decorrente da aposentadoria da desembargadora Ilza Maria da Anunciação, foi preenchida pela magistrada Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, segundo o critério de antiguidade.

De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia, 24 juízes inscritos para concorrer à vaga de mérito passaram por um processo de seleção no qual os membros da Corte pontuaram os candidatos com base em cinco critérios: desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional) – 20 pontos; produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional) – 30 pontos; presteza no exercício das funções – 25 pontos; aperfeiçoamento técnico – 10 pontos; e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional (CEMN/2008) – 15 pontos. A avaliação desses critérios abrange, no mínimo, os últimos 24 meses de exercício do magistrado.

* Informações do G1 – Bahia