Deputada participa de audiência sobre investimentos no Porto do Malhado e Porto Sul


Comissão do Porto Sul

Membro titular da Comissão Especial do Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta quarta-feira (15) da audiência pública com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, para tratar dos problemas do Porto do Malhado e do Complexo Intermodal Porto Sul. O objetivo da audiência, segundo informou Ângela Sousa, foi discutir não somente sobre a implantação do Porto Sul, considerado como um equipamento fundamental para o desenvolvimento do sul da Bahia, como também tratar dos investimentos que devem ser feitos para revitalizar o Porto de Ilhéus.

O presidente da Codeba ressaltou que o Brasil e a Bahia precisam desenvolver mecanismos para melhorar a logística para o escoamento da produção. “As dificuldades com o escoamento da nossa produção vão além dos portos, sendo preciso melhorar nossa malha viária para diminuir os custos com a logística”, disse ele. Rebouças afirmou ainda que a manutenção dos portos já existentes, a exemplo do Porto do Malhado, e a implantação de novos portos, como o Porto Sul, são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico da Bahia, mas é preciso também investir em logística, no transporte, como a ferrovia para diminuir os custos com escoamento da produção.

Com relação ao Porto do Malhado, o presidente da Codeba afirmou que o edital para a contratação da empresa que fará a dragagem do calado já foi lançado e a obra está orçada em 4,9 milhões. O grande problema para a realização desta obra, segundo ele, foi o licenciamento do Ibama, que demorou 18 meses, “uma verdadeira burocracia que tem prejudicado os trabalhos naquele local”, garantiu.

A deputada Ângela Sousa falou da importância da revitalização do Porto do Malhado, explicando que se trata de um equipamento fundamental para escoamento da super safra de soja, além do minério. E com relação a construção do receptivo para o atracamento de navios transatlânticos, ela pediu que a Codeba tome as devidas providências, já que hoje o turismo tem sido um grande segmento para economia de Ilhéus e região e as empresas que operam no local estão tendo um custo elevado para atracar.

Rebouças afirmou que existe um projeto para que a Bahia Mineração posso utilizar o Porto do Malhado como base para suas exportações. O investimento da empresa seria de 60 milhões de reais para a construção de um sítio padrão e armazéns para viabilizar suas operações. O presidente da Codeba também chamou a atenção para a questão da mudança no traçado da Ferrovia Oeste-Leste, visto que a integração com a ferrovia Norte-Sul, no município de Figueirópolis, em Tocantins, não seria o ideal para uma logística que venha a beneficiar a Bahia. Ele sugeriu que o trecho de integração seja mais ao leste, propiciando o escoamento da produção de outros estados pela ferrovia Oeste Leste e até o Porto Sul.

Além da deputada Ângela Sousa, participaram também da audiência os deputados estaduais Augusto Castro, presidente da Comissão do Porto Sul, Ivana Bastos, presidente da Comissão Fiol e os membros titulares das comissões, Maria del Carmen, Bira Corôa, Gilberto Santana, Rosemberg Pinto e Maria Luiza.