Deputada entrega trator à associação de pequenos agricultores de Canavieiras


Trator 1 - Foto Cristiano Cruz

A Associação dos Pequenos Agricultores da Região de Juerana (Aparj), no município de Canavieiras, recebeu no último domingo (12) um trator para que possa ampliar a produção de alimentos e realizar a diversificação de culturas agrícolas. O novo equipamento foi adquirido através de uma solicitação da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) na Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional e na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), como forma de garantir a esses pequenos agricultores da região de Juerana e comunidades circunvizinhas a oportunidade de aumentar suas rendas, ampliando as áreas de cultivo e facilitando o escoamento da produção.

O presidente da Aparj, Ezequias Fróes, explicou que a chegada desse trator representa um sonho dos pequenos produtores de Juerana, que agora terão a oportunidade de aumentar ainda mais as suas produções, ampliando a área de cultivo. Ele ressaltou que comprar um equipamento como esse seria muito difícil, mas graças à parceria e ao empenho da deputada estadual Ângela Sousa esse sonho se tornou realidade. Os agricultores passarão agora por treinamentos ministrados pelo Sindicato Rural de Tratoristas para aprender a manusear o novo equipamento podendo assim ampliar o ciclo de diversificação de culturas, associada à utilização da tecnologia.

A deputada estadual Ângela Sousa reafirmou que o novo trator representará  um grande passo no fortalecimento da agricultura familiar de Canavieiras, já que o equipamento vai beneficiar não somente a região de Juerana, mas também será possível firmar parcerias no apoio a projetos desenvolvidos por associações vizinhas, a exemplo de Laranjeira e Hermelândia. Para a deputada, o novo trator será uma ferramenta fundamental para que os pequenos produtores, que antes tinham sérias dificuldades para o escoamento da produção, tenham a garantia de mais renda para as suas famílias. “Buscar ampliar esses projetos, oferecer oportunidades aos pequenos agricultores de garantir mais emprego e renda é o nosso papel e isso vamos continuar fazendo para que novas associações e comunidades sejam cada vez mais beneficiadas”, complementou a deputada.

A entrega do novo trator para a Apraj foi marcada por emoções e homenagens. Mas de 50 famílias das regiões de Juerana e comunidades circunvizinhas fizeram questão de participar da festa e agradecer pelo equipamento que vai marcar um novo momento na agricultura familiar dessa região. Participaram ainda da entrega do trator representantes do Sindicato Rural de Canavieiras, vereadores e secretários municipais representando o prefeito Almir Melo. Nos depoimentos emocionados não faltaram agradecimentos à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, através do secretário Wilson Brito, à CAR, através do diretor executivo Vivaldo Mendonça e ao diretor superintendente Dernival Oliveira, e à deputada Ângela Sousa, principal articuladora para que o novo trator fosse entregue à comunidade de Juerana.