Vereador solicita que todos os radares de Ilhéus sejam imediatamente desligados


cosmearaujoO vereador Cosme Araújo (PDT), oficializou Requerimento na Câmara solicitando que a mesa diretora encaminhe, em caráter de urgência, ao prefeito Jabes Ribeiro, de Ilhéus, ofício para que determine que a secretaria de Transporte eTrânsito faça o desligamento de todos os radares instalados na cidade de Ilhéus, perímetro urbano, já que, na opinião dele, não há transparência do gestor público com relação à arrecadação das multas e, especialmente pela falta de informações ao seu destino. “Prestação das contas públicas é obrigação do gestor”, adverte Araújo.

Para o autor do Requerimento, os radares eletrônicos ou pardais, como são conhecidos, de fato são um suporte de segurança dos motoristas, mas, importante também seria preliminarmente, o trabalho educativo de competência da prefeitura. “Coisa que nunca houve”, reforça o vereador em seu blog O Defensor. Diante da “indústria das multas” sem precedentes e como vem funcionando e penalizando os motoristas, o vereador afirma se faz necessário o desligamento imediato dos radares, mesmo que temporários, até que o executivo apresente balanço, detalhadamente daquilo que se arrecada e onde se aplica estes recursos.

Requer ainda o parlamentar que, além das explicações e da prestação de contas no tocante ao financeiro, cabe também uma explanação dos critérios técnicos implantados nos radares, pulsos eletromagnéticos existentes, sistema de cálculos que regulam a distância, particularidades dos radares fixos e mecanismos operacionais de defesa, bem como,  informações documentada sobre a idoneidade da empresa que opera o serviço, e, ainda os critérios de contratação da mesma.

* Jornal Bahia Online