Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começam nesta segunda-feira (13) e seguem até dia 27 de maio. O estudante deve se inscrever pela internet, pelo site do Enem, que ainda não está no ar, mas ficará hospedado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.

Uma das mudanças trazidas pelo edital do Enem divulgado na última quinta-feira (9) é que a isenção de inscrição será concedida a estudantes com renda mensal per capta de até 1,5 salário mínimo. Antes, a isenção era concedida apenas aos alunos com renda de até um salário mínimo per capta.

O edital determina que é preciso prestar informações exatas sobre a situação de carência socioeconômica e que o Inep poderá analisar a solicitação de isenção e exigir documentos comprobatórios.

A exemplo de edições anteriores, ficam isentos da taxa os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013. Para fazer a inscrição o estudante deve ter em mãos o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade.

O exame tem uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação com duração de cinco horas e 30 minutos.