Senado aprova criação de Universidade Federal do sul da Bahia


O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (8) a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Agora, o projeto irá para a sanção da presidente Dilma Rousseff. A previsão é que o funcionamento seja iniciado em 2014 e que, até 2020, as obras sejam concluídas.

O relator disse que o projeto foi votado ontem graças a mobilização de parlamentares baianos, os senadores Lídice da Mata e João Durval e o deputado Geraldo Simões. Segundo relatado no projeto, a proposta é que a instituição atenda, em primeiro momento, a mais de 11 mil alunos.

O projeto de lei tramitou na Câmara como PL 2207/2011 e, no Senado, como PLC 12/2013.

A ideia é que a universidade trabalhe com o Bacharelado Interdisciplinar (BI), modelo em que o estudante escolhe entre quatro áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia. O BI tem duração de três anos e, após conclusão, o aluno poderá fazer a escolha de se graduar em algum curso específico. O projeto prevê que os alunos façam os cursos por meio de colégios universitários, que deverão ser instalados nos municípios.