Governo vai inaugurar Usina de Leite beneficiando 300 famílias de produtores rurais no Sul da Bahia


DSC01957 (1)

Mais de 300 famílias de produtores rurais de oito municípios baianos vão ser diretamente beneficiados com a inauguração de uma Usina de Beneficiamento de Leite no município de Coaraci, no Sul do estado. O empreendimento, orçado em R$1,2 milhão, está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Os equipamentos e as obras de engenharia vão garantir o processamento de dez mil litros diários de leite na fase inicial de produção. No total, oito tanques de resfriamento estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores, permitindo o armazenamento do produto.

A usina, construída em um terreno de 13 mil metros quadrados, às margens da rodovia BA 262, no KM 02, é resultado de um convênio assinado entre o governo, através da Sedir/CAR, e a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi).

Com a chegada da fábrica de laticínios foram iniciadas ações, no âmbito do programa estadual Vida Melhor, que visam a melhoria da cadeia produtiva do leite na região. De acordo com coordenador do Vida Melhor/CAR , Marcos Rocha, as atividades foram iniciadas a partir de diagnósticos desses produtores, em torno da usina de beneficiamento de leite. “Esses diagnósticos vão nos nortear para que possamos melhorar a estrutura das propriedades e a qualidade de vida das famílias”.

Ainda segundo Rocha, com a inauguração da usina, o produtores agregarão valor ao produto e terão, consequentemente, um aumento na renda. “Os produtores devem levar o leite produzido para conservação nos tanques e, posteriormente, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo C “barriga-mole”, queijo mozarela, prato e minas frescal e doce de leite”.

Para os representantes da Coopragi, a usina vai garantir aos produtores uma melhor comercialização do leite. “Agora, os trabalhadores terão as vendas garantidas e por um preço justo. A ideia é que a produção seja absorvida pelo mercado local, pelo Governo do Estado e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do governo federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para fornecimento na alimentação escolar”.

A unidade vai beneficiar os municípios de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus.

Para o produtor e morador de Coaraci, Flávia dos Santos, as ações do Vida Melhor serão de grande importância para os produtores de leite da região. “Vamos ter assistência técnica, melhoria das nossas estruturas e capacitações  e, com isso, vamos melhorar a qualidade do nosso produto”.