Deputada afirma que investimentos colocarão Hospital como referência no atendimento


Jorge Solla, Ângela Sousa, Julio Guzmán e a reitora da Uesc, Adélia Melo. - Foto Gidelzo Silva

Jorge Solla, Ângela Sousa, Julio Guzmán e a reitora da Uesc, Adélia Melo

O Hospital Geral Luiz Viana Filho vai receber um investimento de R$ 7,7 milhões para reforma e ampliação da emergência, além da aquisição de novos equipamentos, como forma de melhor atender aos pacientes não somente de Ilhéus, como das cidades circunvizinhas. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, durante a solenidade de posse do novo diretor-geral da unidade, Julio Lenín Díaz Guzmán. O projeto de reforma e ampliação considerou as premissas do Qualisus, programa do Ministério da Saúde.

A notícia foi comemorada pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD) que desde o seu primeiro mandato vem solicitando reformas, ampliação e melhorias para o Hospital Regional. Uma das indicações apresentadas na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia pela deputada estadual foi a da implantação de uma maternidade dotada de equipamentos modernos e de uma UTI Neonatal, colocando à disposição dos pacientes tecnologia de suporte para monitoramento e tratamento do recém-nascido que necessite de cuidados especiais.

Também foi de autoria da deputada estadual Ângela Sousa as indicações solicitando a construção de um amplo almoxarifado no Hospital Geral Luiz Viana Filho, a implantação de um moderno banco de sangue e ainda da aquisição de novas ambulâncias para o transporte de pacientes, em casos de emergência. Todas essas reivindicações foram também solicitadas em audiência com o secretário de Saúde, Jorge Solla. Explica a deputada que o Hospital Regional exerce função importantíssima na garantia do atendimento de pacientes de toda a região, daí a necessidade de dotar essa unidade dos mais modernos equipamentos para oferecer um melhor serviço à comunidade.

E a reforma completa e a aquisição de novos equipamentos já é, segundo Ângela Sousa, um grande avanço para a saúde na região. Ao todo, a área reformada e ampliada será de 3.310 metros quadrados. O mais importante, conforme explica a deputada, é que os serviços já serão iniciados nos próximos dias. Segundo Jorge Solla, o edital de licitação das obras deve ser publicado esta semana no Diário Oficial do Estado.

O secretário falou ainda dos novos servidores nomeados, aumentando o número de profissionais na unidade. “Todos esses investimentos vão ajudar a melhorar, sem dúvidas, o atendimento no Hospital Regional”, explicou Ângela Sousa. Mas aliado a esses investimentos do Governo do Estado, a deputada citou ainda a necessidade do município de Ilhéus fazer a sua parte na área da atenção básica, reformando os postos de saúde e implantando os programas federais para que o Hospital Geral não fique sobrecarregado com o grande número de pacientes.

Posse Diretor – Além dos investimentos, a deputada Estadual Ângela Sousa também parabenizou o Governo do Estado pela nomeação do médico cubano Julio Lenín Díaz Guzmán, naturalizado brasileiro, doutor em Saúde Pública e professor universitário, como novo diretor geral do Hospital Geral Luiz Viana Filho. Na avaliação da deputada, o hospital estará vivendo uma nova era no atendimento, contando com a experiência e a seriedade de um especialista que conhece de perto a realidade da saúde no município.Julio Guzmán é o primeiro médico cubano, cujo país é referência mundial em saúde pública, a assumir a gestão de um hospital na Bahia.

Durante a solenidade de posse, Julio Guzmán afirmou que conhece a realidade do Hospital Geral e que aceitou o desafio porque conta com o apoio dos médicos e funcionários da instituição. Ele explicou ainda que o Hospital Luiz Viana não foi feito para “quem fica no sofá de casa apenas criticando, e sim para quem é atendido, vítima de tiro, facada e outras ocorrências que chegam diariamente, de Ilhéus e outros municípios”. Ângela Sousa acredita que essa experiência e o compromisso do novo diretor serão ferramentas fundamentais para que o Hospital Geral Luiz Viana Filho possa voltar a ser um modelo e uma referência na área de saúde na região.