Secretaria de Saúde antecipa pagamento à Clínica de Assistência Renal


Secretaria de Saude de Ilheus, Ledivia Espinheira - Foto Alfredo Filho (2)A secretária municipal de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, informou nesta segunda-feira, dia 6, que a Clínica de Assistência Renal (CAR), empresa de prestação de serviço na área de Terapia Renal Substitutiva, localizada à Avenida Antonio Carlos Magalhães (Malhado), credenciada para atender aos cidadãos de Ilhéus e dos municípios da região pactuados, já recebeu, na atual gestão, um montante de pagamentos no valor de R$ 655.250,00, relativo à prestação dos serviços de dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

Segundo Ledívia, o faturamento dos serviços prestados pela CAR é encaminhado como Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC) e alimentados no sistema do Ministério da Saúde junto com as APAC´s de Oncologia (Hospital São José).    Entretanto, as faturas dos meses de janeiro, fevereiro e março foram encaminhadas para o DATASUS e retornaram em virtude de uma discordância em relação às APAC´s de continuidade de Oncologia, que não haviam sido colocadas no sistema como iniciadas no mês de dezembro.

Em função desse equívoco, a secretária fez contato com o Ministério da Saúde, que recomendou a supressão das APAC´s com erro. “Isso já foi feito, e os dados já foram reencaminhados ao Ministério. Aguardamos para hoje o retorno do DATASUS, dando conta de que o problema foi resolvido e que os recursos serão liberados”, afirmou.

Mesmo assim, a secretária de Saúde informou que, na última sexta-feira, autorizou o adiantamento do pagamento para a Clínica referente ao teto de janeiro, com o objetivo de garantir o retorno do completo funcionamento do serviço, enquanto aguarda o repasse de recursos do Ministério. “De toda forma, vamos hoje a Brasília, eu e dois técnicos, para o levantamento de toda a formação do Teto de Média e Alta Complexidade do Município de Ilhéus, bem como os aumentos previstos para os Tetos de Nefrologia e Oncologia”, disse Ledívia Espinheira.

Matéria Secretaria de Comunicação de Ilhéus