Júlio é o primeiro cubano a assumir o comando de um hospital público na Bahia


DO JORNAL BAHIA ONLINE

Dr julio

Júlio Guzmán durante a posse – Foto JBO

Cubano de nascimento e ilheense de coração, o médico Júlio Guzman assumiu hoje pela manhã a direção do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, sul do estado, prometendo orgulhar a história da saúde pública do seu país e promover um atendimento digno para quem hoje sofre com as dificuldades vividas pelo setor em Ilhéus.

Visivelmente emocionado, Júlio disse que estará permanentemente dedicado ao projeto e afirmou que a importância do Hospital Geral Luiz Viana Filho não deve ser medida pelo que sai na televisão mas, sobretudo, por aqueles que, no dia-a-dia, precisam de socorro e ficam frente-a-frente com aquela luz do centro cirúrgico da instituição.

Em uma declaração até certo ponto surpreendente, o médico cubano garantiu que os recursos, hoje, disponibilizados pelo estado, são suficientes para o hospital funcionar com qualidade e prestação de serviço eficiente para a população. Não falta dinheiro, na sua opinião. Disse que a prova disso é que, recentemente, o hospital chegou a devolver recursos para o estado. “Mas isso não vem ao caso agora. Vamos trabalhar muito para fazer do hospital uma referência no atendimento público”, disse.

Júlio também entra para a história da medicina baiana ao ser o primeiro cubano a assumir um posto importante no serviço público do estado. Ao falar sobre a escolha, o secretário estadual Jorge Solla destacou que, na verdade, preferiria agradecer ao médico por ter aceitado o desafio. “Essa não foi a primeira vez que o convidei. Fiz isso várias vezes e foi preciso fazer muitos convites para ele estar aqui agora”, afirmou. Júlio Guzman é homem de muito prestígio junto a Jorge Solla, segundo médicos, enfermeiros e servidores que participaram do ato.