Uma grande festa da cidadania marcou a passagem do Dia do Trabalhador em Ilhéus


Festa do Dia do Trabalhador em Ilhéus - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus (6)

Festa do Dia do Trabalhador em Ilhéus – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus

Uma grande festa da cidadania marcou as comemorações em Ilhéus pela passagem do Dia do Trabalhador (1º de Maio), data celebrada todos os anos em vários países do mundo. Promovida pela Força Sindical Bahia – Regional Sul, a nona edição do evento aconteceu na avenida Luis Eduardo Magalhães (Litorânea Norte), no Malhado, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Urbano. Além de torneios de futebol e de um grande passeio ciclístico, a promoção também incluiu vários shows musicais, sorteio de prêmios, cortes gratuitos de cabelo e diversos serviços prestados pela Caravana da Saúde.

Entre outros importantes serviços, a população foi beneficiada com atendimento odontológico, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, detecção do HIV, exame preventivo de câncer do colo do útero, vacinação contra o tétano e o vírus Influenza (gripe), distribuição de preservativos, entrega de panfletos educativos e palestras sobre a prevenção à dengue.

Além disso, passaram pelo palco da festa grandes atrações da música ilheense e do Sul da Bahia, como Ciclone Musical, Perfume de Madame, Swing Legal, Só Love, Um Love a Mais, Anne de Cidra, Nego, Bam Lima, Alana Lima, Nado, Rodrigo e Alessandro, Bebeto, Itassucy e Abdias e Benner Show. Ao longo do dia, a organização promoveu o sorteio de inúmeros prêmios, como motocicleta, geladeira, fogão, lavadora de roupa, bicicletas, ventiladores, ferros elétricos, batedeiras, chuveiros elétricos, escovas modeladoras e cestas básicas.

Realizado das 8 às 22 horas, o evento em homenagem ao Dia do Trabalhador contou ainda com o apoio do Sinsepi, Sindhotel, Sindtaxi, Sindfesba, Sindguarda e Colônia dos Pescadores Z-34, além dos sindicatos dos Portuários, dos Trabalhadores no Comércio (SECMI), dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Ilhéus (STERT) e do Sintepav – BA. Prestigiada por centenas de pessoas, a festa também foi apoiada pela Câmara de Vereadores e incluiu um esquema de segurança realizado pela Polícia Militar e pelos agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Homenagem – A nona edição da festa em homenagem ao Dia do Trabalhador, promovida pela Força Sindical Bahia – Regional Sul, destacou o aniversário de 70 anos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e homenageou o sindicalista ilheense Wagner Bastos, falecido aos 32 anos no último dia 29 de março. A Força Sindical Bahia – Regional Sul também aproveitou o evento do Dia 1º de Maio para massificar a campanha pela redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas, sem redução do salário e aumento da classe trabalhadora, fundamentado no debate e votação da PEC 231/95.