Colóquio comemora 70 anos do professor Ruy Povoas


Professor Ruy Povoas (2)

O Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais – Kàwé, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, promove quinta-feira(10 de maio) o colóquio “Falando de Ruy Póvoas: Conversas em torno da vida e da obra”. Trata-se de um evento com a finalidade de compartilhar e promover discussões em torno da produção artístico-literária e acadêmica do professor Ruy do Carmo Povoas, por ocasião das comemorações dos seus 70 anos.

O Colóquio, programado para o Auditório Jorge Amado, com inicio previsto para 8h30min será marcado por um momento poético com a participação de Alba Cristina Soares, Jailton Alves, Zélia Possidônio e Luciano Lima. Em seguida a reitora da UESC, Adélia Pinheiro, juntamente com  o diretor do Departamento de Letras professor Samuel Matos, do coordenador do Kàwé, José Luiz de França e do coordenador do Centro Acadêmico de Letras Ruy Povoas, Gabriel Nascimento, farão a abertura oficial.

A professora Dinalva Melo, Secretaria de Educação de Itabuna, fará a palestra  “Ruy Povoas e o Projeto UESC: Lugares e Militâncias, seguido da mesa redonda “Narrar a afro-brasilidade”. Às 14 horas as atividades serão retomadas com a Banda Manzuá, apresentando “O texto Musicado” seguido da projeção  do documentário “Mundo,mundo, se eu me chamasse Ruy Povoas”. A mesa redonda “Memórias de africanidades” vai anteceder a palestra “As muitas faces de Ruy” apresentada pelos professores Jorge Souza Araújo e Maria de Lourdes Netos Simões. O encerramento está previsto para 16h30min com sessão de autógrafos pelo homenageado.

A atividade comemorativa aos 70 anos do professor Ruy Povoas é coordenada pelos professores da UESC Marialda Jovita Silveira, Valéria Amim, Jeanes Martins Larchert e José Luiz de França e está aberta a todos os interessados.