Nem tudo é caos na saúde de Ilhéus.


Quase todos os dias denunciamos problemas graves na rede pública de saúde. Mas felizmente nem tudo é caos.

Um programa instalado no Hospital Regional Luiz Viana Filho vem chamando a atenção pela sua excelência no atendimento humano, que, em meio ao caos na saúde, consegue suscitar elogios de familiares de pacientes justamente pelo trabalho que vem sendo realizado.

O Programa Serviço de Internação Domiciliar, presente no citado hospital, é um conjunto de ações de saúde prestadas em domicilio, para pacientes que necessitem de cuidados especializados, mas que possam ser realizados em casa. Para essa missão, uma equipe de saúde é destacada.

P4190001

Equipe atendendo a paciente

A partir daí em Ilhéus, os pacientes ficam sob os cuidados da equipe do programa, tendo como coordenadora a fisioterapeuta, Ludiene Moreira.

O programa consta de EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar) e EMAP (Equipe Multiprofissional de Apoio). Na EMAD a equipe é formada por dois médicos (Gusthavo Boniares e Maria Elza), uma enfermeira (Soraya Sena), fisioterapeuta (Távila Aparecida), quatro técnicos de enfermagem (Fabiane Emilia, Jozana Pereira, Dayane Pereira e Fabiana Santos) e uma assistente administrativa ( Denise Angélica).

A EMAP possui uma assistente social (Ana Flávia), fonoaudióloga (Camila Simões) e uma nutricionista (Ecione Moreira).

P4190019

Equipe atendendo a mais um paciente

Hoje, o Programa em Ilhéus está com 60 pacientes, onde, além de receberem o atendimento em domicilio, também recebem insumos para curativos, fraldas e suplementos alimentares.

Segundo a coordenadora Ludiene Moreira, os objetivos de internar o paciente no domicilio são muitos entre eles: promover a “desospitalização” através do processo de alta assistida, melhorar a qualidade de vida do paciente, promover o cuidado humanizado, diminuir o risco de infecções, resgatar a autonomia do paciente\familia e capacitar o paciente\cuidador para o auto-cuidado.

Após a alta da internação domiciliar, o paciente deverá ser acompanhado pela equipe de Saúde da Família ou unidade básica da saúde, presente na localidade onde o mesmo reside.

Em pleno caos na saúde ilheense, encontramos um exemplo de dedicação e uma esperança de que um trabalho bem feito, pode levar saúde de graça e com qualidade para os pacientes do SUS.