Centro Integrado de Comunicação reforça segurança no sul da Bahia


Trinta e seis municípios da região sul da Bahia serão atendidos pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) inaugurado nesta quarta-feira (24), em Itabuna, pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A unidade tem um efetivo de 16 atendentes, 14 policiais militares, sete policiais civis e sete bombeiros, que vão dar mais agilidade à resolução de crimes e melhor atender à população.

O quinto Cicom implantado no estado reúne as chamadas telefônicas das polícias Civil e Militar, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Corpo de Bombeiros, permitindo uma ação mais rápida e eficiente da polícia.

A partir da central, as ligações de emergência dos moradores são disparadas pelo operador para as viaturas que estão na rua. Com isso, as ocorrências passam a ser atendidas com mais rapidez. “O policial que estará na rua vai contar com um suporte importante para atender de forma eficaz as ocorrências, combatendo a criminalidade”, disse o governador Jaques Wagner.

Durante a cerimônia, Wagner informou que até 2014 a Bahia terá 22 centros de comunicação, todos integrados. O primeiro foi instalado em Alagoinhas, seguido de Porto Seguro, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O Cicom conta com central telefônica PABX, 11 computadores no centro de operações, quatro câmeras fixas na central, 34 Rádios Fases fixas em Unidades Policiais e 87 rádios veiculares para as viaturas.