O que tem a esconder ? O retorno do especialista


Por Jamesson Araújo

Passados os 120 dias iniciais da nova gestão, paira no ar uma certeza, a de que o cidadão não é mais besta e está bem informado. Nada pior para uma gestão orgulhosa e prepotente do que essa constatação.

Ou seja, 120 dias sem cumprir minimamente suas mais simples promessas de campanha. Pior, as obrigações constitucionais do município, àquelas que envolvem saúde, educação e os programas sócio-assistenciais, que, diga-se de passagem, estão devendo e muito aos seus beneficiários. Ante tudo isso, uma verdade: o especialista ainda pensa e age como se estivéssemos em 2004.

Como ? É só observarmos o que tem acontecido, e veremos que ao invés de ações competentes, inteligentes e criativas, temos convivido com a chancela da arrogância, da prepotência e da imposição goela abaixo, eu remete ao regime ditatorial vivido no país.

Tudo isso tem contribuído para caos total, repercutindo fortemente no ambiente administrativo como um todo, causando consequências nefastas na predisposição dos atores envolvidos na administração do município.

Tudo que era precário na saúde, na educação e na assistência social nesses cento e vinte dias, eles conseguiram piorar e muito. E quanto às outras áreas de atuação do município ? Quase tudo esta pior também.

Bem, é fácil verificar, basta ver que após 100 dias, temos alunos sem aulas, salas sem professores, cozinhas sem merendeiras e refeitórios sem merenda, ônibus sem alunos, trajetos sem ônibus, enfim, uma grande evasão do alunado durante esse ano letivo de 2013, que irá desaguar na trajetória descendente dos recursos do FUNDEB, e do FNDE já no próximo ano letivo. É muita irresponsabilidade em apenas 120 dias.

Mais o que chama atenção é falta de transparência do governo jabista, que tenta esconder contratos e contratações, publicando somente o que for necessário para enganar os que não se interessam profundamente em saber para onde vai o dinheiro público. Até o momento o Portal da Transparência não foi colocado no ar, estando lá apenas um site vazio, sem conteúdo, para enganar as cobranças constantes do Blog Agravo.

As ações sócio-assistenciais estão paralisadas, engessadas entre a incompetência e a inoperância da falta de criatividade, além, é claro, da falta de vontade em superar os desafios de sempre. Principalmente a carência de recursos. Todas as gestões convivem com esse paradigma, mas sempre se faz algo, mas em 120 dias a atual gestão nada fez. É muita burrice.

E no interior ? São mais de 25 localidades entre distritos e povoados, totalmente abandonados, órfãos das obrigações essenciais da administração municipal. Nada tem sido feito para amenizar o sofrimento dessa gente do interior, que se veem desprezados. Lá o lixo se espalha pelas ruas, transformando todos os cidadãos em moradores de lixão. Mas aqui na sede o Aleluia Fest ainda conseguiu tapear boa parte daqueles que já se inquietavam. Ah, é sempre bom lembrar que as inserções do especialista na propaganda partidária, repetida a todo intervalo comercial das emissoras de TV, tem ajudado bastante. Torna-o conhecido por aqueles que não querem e nem precisam conhecê-lo.

Enfim, após 120 dias, há muito o que comemorar: evasão escolar, programas sociais paralisados, cidade esburacada, saúde vergonhosa e a população sendo novamente enganada. Entretanto nem tudo é velho. Coisas como o novo refrão que o especialista tem batido nos 120 dias iniciais tem sido algo criativo e inovador, pois ele insiste em passar pra comunidade que todas as culpas são do governo passado.

Vamos torcer para que a atual câmara de vereadores reprove as contas de Newton Lima, para que ele não retorne a vida pública, e não seja eleito novamente prefeito de Ilhéus, por causa da péssima administração de Jabes Ribeiro.

É claro que o governo de Newton foi péssimo. Mas esse mesmo governo, o do passado recente, foi o mesmo que pagou mais de R$ 60 milhões em precatórios de atos administrativos irresponsáveis do especialista em seus governos anteriores, renegociou o INSS e parte do FGTS de governos anteriores, inclusive de vários períodos do especialista e cumpriu mensalmente essas obrigações até o seu ultimo dia de governo. Penso que tudo isso que ele fala é só de pirraça e que na verdade o especialista tem vergonha em falar a verdade, esquiva-se de se pronunciar dizendo aos seus munícipes que as suas sandices administrativas ao longo de seus muitos mandatos na verdade inviabilizaram o município.

Minimamente ele deveria assumir que deixou um hediondo legado financeiro e que sem dúvida alguma provam sua especialíssima incompetência, até porque tendo a contabilidade financeira do município aberta pelo ex – gestor à sua comissão de transição, não quis interpretar e falar a verdade aos munícipes. Falar aquilo que de fato deveria envergonhar lhe.

Agora ele tenta deformar a verdade, culpando outrem pelos incontáveis erros administrativos cometidos ao longo dos seus vários governos. Mas tudo isso aos poucos deverá se transformar numa prova inconteste de sua comprovada incapacidade administrativa. Até porque, capacidade e competência comprovada, é deixar um mínimo de legado financeiro para as outras gestões futuras pagar, e até isso explica o descontrole das contas municipais que ele diz ter encontrado.

É amigos e amigas, sem rumos estamos nós, após esses 120 dias de governo. Mas nem tudo e só precariedade na saúde, educação e assistência social, a algo que se renova, é indigesto, mas parece de funciona. Ele foi eleito, e dessa vez   temos também 120 dias experimentando um gosto amargo do chocolate que estamos levando, mas, o placar moral é 100 a Zero para alguém que jamais teve na verdade um compromisso serio com Ilhéus, e que é de fato um especialista que sabe como ninguém enganar, iludir, e tapear, nós esses tolos ilheenses de sempre.