Trabalhadores de Ilhéus vão aderir à greve nacional da educação


Os trabalhadores em educação de todas as escolas públicas de Ilhéus estarão aderindo à Greve Nacional da categoria, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril. O objetivo é debater a valorização dos profissionais de educação e intensificar a luta para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado em todo o país. Somente em Ilhéus, cerca de dois mil trabalhadores em educação estarão aderindo à paralisação, que atendem a cerca de 40 mil estudantes das redes municipal e estadual.
Além da paralisação e do debate sobre a valorização da educação pública, a APPI-APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, realizará no próximo dia 25 de abril, às 8h30min, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual de Ilhéus), a assembleia temática sobre Aposentadoria e Saúde, com o objetivo de esclarecer a categoria sobre a questão da previdência. A assembleia temática será aberta com a exibição do vídeo “Vida Viva”. Em seguida acontecerá a palestra sobre “Aposentadoria por tempo de serviço e fator previdenciário”, tendo como facilitados o representante da Previdência Social de Itabuna, Murilo Franco. Ainda na parte da manhã será realizada a palestra sobre “Regime próprio da Previdência”, ministrada pelo advogado e assessor jurídico da APPI-APLB-Sindicato, Iruman Contreiras.

De acordo com a presidente da APPI, Enilda Mendonça, a assembleia temática será um momento importante para o esclarecimento de dúvidas, não somente para os trabalhadores em educação que estão em fase de aposentadoria, mas também aqueles interessados em conhecer mais os seus direitos. O encontro também pretende abordar outros assuntos ligados à questão da aposentadoria, como o perfil sócio-econômico, perfil funcional e participação sindical e social, além de questões motivacionais, como o envelhecimento com prazer.

A presidente da APPI informa que a greve nacional faz parte de uma das ações da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, que debaterá questões como a importância da valorização dos trabalhadores em educação para a realização do direito à educação com qualidade e equidade.  O presidente da CNTE, Roberto Leão, alerta que a proposta é chamar a atenção dos governos, de todas as esferas administrativas, para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério e de se valorizar todos os trabalhadores em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho.