Polícia Civil participa da operação Vulcano II, deflagrada pelo Exército


A Coordenadoria de Fiscalização de Produtos Controlado (CFPC), da Polícia Civil, integra mais uma vez a Operação Vulcano II, deflagrada nesta terça-feira (16) pela 6ª Região Militar, com o objetivo de combater a venda, o armazenamento e uso ilegal de explosivos. Até esta sexta (19), 24 cidades da Bahia recebem a visita do grupo, que inclui também a Polícia Militar e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A operação prevê a realização de vistorias em dependências de empresas, cooperativas e prestadores de serviços que exercem atividades com explosivos, estejam elas nos setores do comércio, da estocagem ou de manuseio, como pedreiras, por exemplo. A Vulcano II pretende verificar também o cumprimento da portaria nº 3, do Comando Logístico do Exército, de maio de 2012, que trata sobre a atividade com material de uso controlado.

Vulcano I

Realizada entre os dias 2 e 4 deste mês, a operação Vulcano I visitou 22 cidades baianas, apreendendo 50 quilos de explosivos, além de acessórios como espoletas e cordéis detonantes, encontrados em situação irregular. No total, 30 empresas foram vistoriadas, sendo 14 autuadas por falta de controle e segurança dos materiais explosivos e oito paióis lacrados. Um grupo de 60 integrantes da Polícia Civil apoiou o Comando da 6ª Região Militar do Exército.