Vereador denuncia crise do Hospital Regional ao vice-presidente da Assembléia Legislativa


SONY DSC

Na última segunda–feira, 08, o Vereador Fabio Magal (PSC) foi recebido pelo vice–presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, o Deputado Estadual Yulo Oiticica (PT).

No encontro realizado na Assembléia, em Salvador, o Vereador Ilheense denunciou a situação do Hospital Regional Luiz Viana Filho.

Magal relatou casos de pacientes que passaram muitos dias internados, e, mesmo assim, saíram sem diagnósticos. Explicou que a crise na rede de atenção básica do município (péssima herança deixada pelo ex-prefeito Newton Lima) é um dos fatores agravantes. Segundo o Vereador, o Regional tem excelentes funcionários, mas vive um problema de gestão.

O sofrimento do jovem sindicalista Wagner Bastos, falecido no dia 29 de março (Sexta-Feira da Paixão) também foi denunciado.

Bastos ficou 15 dias internado no Regional. Revestido de muita coragem e grandeza afirmou que estava “num campo de guerra”. Postou no facebook fotos de equipamentos sucateados, banheiros sujos, insetos, relatou a ausência de médicos durante os plantões e a superlotação.

Ao perceber que sofria represálias de diretores, Wagner Bastos deixou o hospital sem ter conhecimento do problema de saúde que lhe afligia. Infelizmente, faleceu 48 horas depois.

O deputado Yulo Oiticica (atualmente no quarto mandato), referência nacional na luta pelos direitos humanos, ficou impressionado com a gravidade do caso. O parlamentar garantiu que o relato do Vereador Fabio Magal será levado ao conhecimento do Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, e discutido na Assembléia Legislativa.

O Vereador convidou Yulo para a sessão especial que será realizada pela Câmara de Vereadores, ocasião em que será discutida a situação da saúde pública em Ilhéus. A data não foi definida, mas o Deputado confirmou presença.