Encontro no Sul da Bahia reúne políticos como Renan Calheiros e Manuela D’Ávila


Jairo Costa / Correio da Bahia

Saiu a primeira leva de políticos que confirmaram o desembarque no Sul da Bahia, entre os dias 27 e 30 deste mês, para participar do 12º Fórum de Comandatuba,  encontro que reúne, pelo menos, metade do PIB privado do país no luxuoso hotel Transamérica, situado em uma ilha entre Ilhéus e Una.  A lista inclui representantes de alas que se alfinetam sem dó pelos corredores do Congresso.

É o caso dos deputados federais José Sarney Filho (PV) e Manuela D’Ávila (PCdoB), ligados aos movimentos sociais e ambientalistas, e Ronaldo Caiado (DEM), linha de frente da bancada ruralista. Cara a cara, estarão ainda os deputados oposicionistas Arnaldo Jardim (PPS) e os  tucanos Bruno Araújo, Vanderley Macris  e Bruna Furlan, que costumam mostrar os bicos para os petistas Cândido Vacarezza e Vicente Cândido. Tudo, é claro, sob os olhares dos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, peemedebistas que mudam de um lado para outro ao sabor dos ventos do poder.

O governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM)  também já assinaram a lista de presença do fórum e vão se encontrar pela nona vez  desde o fim das eleições de 2012.  Lá, batalharão espaço entre 320 empresários, sete ministros da presidente Dilma Rousseff e  outros nove governadores esperados em Comandatuba para debater se o Brasil está preparado ou não para a Copa de 2014 e a Olimpiada de 2016 no Rio.

Para refrescar a memória, o Fórum de Comandatuba, criado pelo Lide,  grupo que concentra 1.300 empresas de nove países, costuma causar um tipo de engarrafamento que só existe para ricaços. Como a pista de pouso do Transamérica não suporta o trânsito alto de aeronaves, os jatinhos dos magnatas empresariais acabam enfileirados no espaço aéreo do Sul do estado, à espera de uma chance para chegar ao solo.