Derba confirma que obras da estrada de Taboquinhas serão iniciadas em 20 dias


Audiência DERBA

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) e o vereador Josimar Vasconcelos, de Itacaré, se reuniram nesta quarta-feira (10) com o diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, para tratar da pavimentação dos 22 quilômetros da estrada Itacaré-Taboquinhas, uma luta de mais de 20 anos da comunidade e que será fundamental para o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento do turismo. A obra vinha sendo solicitada pela deputada Ângela Sousa desde o início do seu primeiro mandato, em 2007, e agora vai se tornar realidade.

De acordo com o diretor do Derba, a empresa Campbell Construtora, que ganhou a licitação, iniciará as obras de pavimentação asfáltica da estrada Taboquinhas-Itacaré, orçada em R$ 22 milhões, em até vinte dias. As obras no trecho da BA-654 chegaram a ser iniciadas, mas foram paralisadas desde 2010. O trabalho de terraplanagem chegou a ser iniciado, mas faltou colocar a camada asfáltica. Com a melhoria da estrada, o tempo de viagem cairá pela metade, durando no máximo meia hora. A obra de pavimentação da estrada de Taboquinhas beneficiará cerca de 85 mil pessoas, com impactos positivos no turismo, agricultura e pecuária, nos municípios de Itacaré, Aurelino Leal  e Uruçuca.

A deputada Ângela Sousa explicou que a pavimentação asfáltica da estrada Itacaré-Taboquinhas que em breve será uma grande realidade, vai contribuir ativamente para o fortalecimento da economia local, principalmente no turismo que é o grande vetor econômico daquela região. O vereador Josimar Vasconcelas disse que a população com certeza receberá a notícia do início das obras com grande satisfação, visto que a pavimentação dessa estrada contribuirá para o desenvolvimento da região. “Nossa luta não foi em vão e agora vamos colher os resultados positivos dessa grande conquista para o nosso povo”, disse o vereador.

Ilhéus-Buerarema – Aproveitando a audiência com a direção do Derba, a deputada estadual Ângela Sousa também solicitou a recuperação da estrada Ilhéus-Buerarema, que está em péssimas condições. Saulo Pontes garantiu que estará se empenhando para realizar melhorias na rodovia, mas afirmou que existe a possibilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estar assumindo a conservação da BR-252, visto que se trata de uma rodovia federal e o certo seria que o órgão estivesse dando um melhor suporte para a manutenção desse trecho da Ilhéus-Buerarema.

Desde que iniciou o seu mandato a deputada Ângela Sousa vem solicitando a recuperação da estrada Ilhéus-Buerarema, buscando beneficiar as comunidades do Couto, Santo Antônio, Rio do Engenho, Santana, Santinha e diversas outras localidades. Foram vários ofícios e requerimentos encaminhados ao Derba solicitando as melhorias. A deputada estadual também solicitou ao Governo do Estado da Bahia a construção da ponte do Repartimento e o pontilhão da localidade de Cururutinga. As pontes deverão ser concluídas até o mês de julho desse ano.