Bahia : Reajuste de servidores estaduais será retroativo a janeiro


O  governador Jaques Wagner (PT)  decidiu, ontem, acabar com a expectativa em torno do reajuste salárial dos mais de 260 mil servidores públicos estaduais. Segundo fontes do alto escalão do Palácio de Ondina,  Wagner manteve o percentual  em 5,84% –  o mesmo da inflação de 2012  –  e  garantiu que o índice será retroativo a janeiro,  data-base da categoria, como reivindicavam os sindicatos.  A previsão dos articuladores políticos do governo é  de que o projeto de lei sobre o aumento do funcionalismo público seja encaminhado à Assembleia  amanhã ou segunda-feira, para que entre em votação já na terça.

No mesmo compasso da batida de martelo sobre o reajuste,  Jaques Wagner resolveu tomar as rédeas das negociações salarias com servidores. Para isso, sinalizou que está com os ouvidos abertos para líderes sindiciais e convidou representantes das duas maiores categorias – professores e profissionais da Saúde – para sentarem em uma mesa permanente de negociação.

O movimento do governador, mesmo fora das declarações oficiais, tem por objetivo eliminar as tensões crescentes entre a admiministração petistas e o funcionalismo público, que acenam com a probabilidade de deflagrar novas greves e mobilizações contra o governo. O que, pela leitura do radar político do Palácio de Ondina, respingaria no processo eleitoral de 2014. ( Informações da Coluna Satélite – CB)