Bahia Pesca estuda melhor estilo de gestão para terminais pesqueiros de Ilhéus e Salvador


Uma equipe da Bahia Pesca – incluindo o diretor técnico, Jorge Figueiredo, e especialistas em contratos e administração pública – está em Santa Catarina para conhecer as formas de gestão dos melhores terminais pesqueiros da região. A ação faz parte do planejamento da empresa para colocar os dois terminais baianos, localizados em Ilhéus e Salvador, em pleno funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.

Os técnicos da empresa, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estão observando aspectos operacionais dos terminais de Laguna e Itajaí para estudar as formas e os procedimentos mais adequados à realidade baiana. Em uma próxima etapa serão analisados todos os pontos importantes para abertura de processo licitatório, voltado ao gerenciamento dos terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus por empresas especializadas.

“Queremos oferecer aos pescadores, associações e cooperativas o melhor modelo de gestão para administrar os terminais, garantindo emprego, renda, preço, condições de comercialização e qualidade para a atividade pesqueira na Bahia”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Os terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus estarão aptos para pleno funcionamento até julho deste ano, mas os pescadores já podem contar com os serviços da fábrica de gelo e comercialização de óleo diesel. Inaugurados pelo Governo do Estado no final de 2012, os terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus foram idealizados para estimular a economia local, oferecendo aos pescadores da região e visitantes uma área própria para trabalharem adequadamente.