Itabuna : Programa de atenção à gestante será ampliado


O programa municipal de atenção à gestante carente mantido pela Secretaria de Assistência Social de Itabuna passa por uma reformulação e terá a equipe de atendimento ampliada. O quadro será reforçado por um psicólogo, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, massoterapeuta, pedagogo, recepcionista e estagiários. Além da ampliação da equipe, o programa passará a oferecer aulas de hidroginástica, uma atividade recomendada pelos médicos, como uma das melhores terapias para a fase de gestação.

A coordenadora do programa, Cássia Melo, informou que já foram cadastradas 68 gestantes em 2013 e a cada dia esse número cresce, visto que o cadastro é constante. O acompanhamento das gestantes começa com o pré-natal e vai até um ano após o nascimento do bebê. As mães têm acesso facilitado a atendimento médico, consultas de rotina e exames, tudo isso visando o combate à mortalidade materno-infantil e a promoção da saúde e qualidade de vida da mãe e da criança. No oitavo mês de gravidez as participantes recebem um kit enxoval, doado pela administração municipal.

A agenda de atenção às gestantes consta de reuniões semanais toda quinta-feira em sua sede, na Avenida Nações Unidas, Centro da cidade. Nas reuniões, as gestantes recebem orientações e participam de palestras, como os cuidados com doenças sexualmente transmissíveis, evidenciando a importância do pré-natal para diagnóstico da doença e o risco de transmissão vertical, da mãe para o bebê.

O próximo encontro será na próxima quinta (04) com o tema Aleitamento Materno e Higiene do Bebê, ministrado pela assistente social Lia Andrade. Na programação anual do projeto já estão planejadas atividades especiais para o dia das Mães, São João, aniversário da cidade, dia das crianças e Natal.

* Departamento de Comunicação Social