Estudantes da rede estadual voltam às aulas e 40 mil têm educação em tempo integral


Cerca de 40 mil estudantes baianos passam a ter este ano educação em tempo integral (com três refeições diárias, incluindo o almoço) em 40 escolas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 30 do interior. A informação, nesta quarta-feira (3), foi do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, durante anúncio da ampliação do Programa de Educação Integral, na Escola Parque, no bairro da Caixa d’Água, em Salvador.

“É uma grande alegria oferecer a possibilidade da educação integral aos estudantes baianos. Demos um salto, pois em 2012 funcionavam 11 escolas em tempo integral e, este ano, são 70. A expectativa é absorver 40 mil alunos com reforço em aulas de português e matemática, além de oficinas culturais”, disse o secretário.

Com mais dedicação ao ambiente escolar, a partir deste ano, os estudantes de tempo integral serão estimulados a participar de atividades de ciência, arte, cultura, esporte e lazer, além de tecnologia, educação profissional e educação digital. A educação em tempo integral é vista como um avanço pela professora e vice-diretora do Colégio Celina Pinho, no bairro do Curuzu, Maria Clara Mendes. “Com a evolução dos tempos, a educação integral não pode ficar à parte. Acredito que é a coisa mais bem pensada, porque o aluno dentro da escola está em segurança”.