A cena que, na essência, é mais que um exemplo, é um recado de Ledívia


atendimento

Esta cena flagrada na manhã de hoje pela equipe de jornalismo do Jornal Bahia Online deve servir de exemplo para médicos que esquecem a essência do Juramento de Hipócrates: o de, ao exercer a arte de curar, mostrar-se sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.

A cena que poderia ser apenas um gesto humano e solidário é mais do que isso: é exemplar.

E para os mais atentos e detalhistas sabe-se que o gesto é também um recado aos médicos que atuam pelo sistema público de saúde na cidade e não honram o salário que recebem. Mesmo que este seja ruim.

Depois de visitar as instalações do Hospital Geral Luiz Vianna Filho, em Ilhéus, a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira já deixava o local quando percebeu um homem desmaiado no passeio.

A secretária não hesitou.

Apesar dos primeiros atendimentos já feitos por estudantes e enfermeiros que passavam pelo local, foi ela mesma quem mandou o motorista parar o carro oficial e prestou os primeiros socorros ao homem estirado no chão.

A cena – cujo conhecimento do registro ela só terá agora – merece ser divulgada por que, sobretudo, contrapõe às últimas notícias relacionadas ao atendimento público na cidade, quando, infelizmente, cenas e gestos lamentáveis ganharam espaços na mídia nacional e indignaram a todos os ilhenses.

À DOUTORA (isso mesmo, “Doutora em caixa alta”) Ledívia, hoje, o nosso aplauso.

Matéria do Jornal Bahia Online