CAR explica mudança na administração da Fábrica de Chocolate Fino Bahia Cacau


O Blog Agravo divulgou ontem (27) com exclusividade  a mudança no gerenciamento da fábrica de chocolates finos Bahia Cacau, em Ibicaraí. A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada (Cooafba) vem travando uma batalha para não deixar a administração (clique aqui para ler).

Nesta quinta (28), a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), empresa baiana vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, enviou nota explicando a mudança. Segundo ela, não houve medida abrupta ou intempestiva.

Segundo a companhia, desde dezembro de 2011 a Cooafba sabia que haveria um processo de transição, caso a mesma não demonstrasse condições de gerir com eficiência a unidade produtiva.

Há cerca de três meses, a Cooafba já tinha sido informada de que a mudança seria inevitável, e não ocorreu antes porque uma solução pacífica era estuda.

Leia a nota completa:

Mudança visa melhorar gestão da fábrica Bahia Cacau

A CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), empresa baiana vinculada à Sedir (Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional), informa que a mudança no gerenciamento da fábrica de chocolates finos Bahia Cacau, em Ibicaraí, obedeceu a critérios de natureza eminentemente gerencial, sem nenhum viés político ou de outra ordem.

Como agente executivo do programa Vida Melhor na Bahia, a CAR/Sedir – assim como em outros projetos bem sucedidos de apoio à agricultura familiar no Estado – ofereceu todo apoio e acompanhamento técnico necessários, inclusive em parceria com o Sebrae, para que os antigos gestores desenvolvessem capacidade gerencial para viabilizar a fábrica, mas os prazos sucessivamente concedidos não foram, lamentavelmente, bem aproveitados.

Importante destacar que não houve medida abrupta ou intempestiva. Desde dezembro de 2011, a Cooafba (Cooperativa da Agricultura Familiar da Bacia do Almada) tinha conhecimento de que haveria um processo de transição, caso a mesma não demonstrasse condições de gerir com eficiência a unidade produtiva. Há cerca de três meses, a Cooafba já tinha sido informada de que a mudança seria inevitável, e somente não ocorreu antes em função da busca por uma solução pacificada.

A CAR/Sedir salienta que a fábrica Bahia Cacau, inserida no projeto “Cacau para Sempre”, é um instrumento de inclusão socioprodutiva viável, deixando claro que o desafio está na gestão. A Companhia acredita que, com um gerenciamento profissional, sob o comando de uma cooperativa de base local, a unidade apresentará os resultados sociais e econômicos que dela se espera.